Um dia após o jogo entre Sport e Santa Cruz pela semifinal do Campeonato Pernambucano, Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), chamou as “novas” organizadas do trio de ferro pernambucano de fraude, durante um programa esportivo, no canal TV Nova.

A declaração de Evandro veio ao ser questionado sobre a presença de organizadas no Clássico das Multidões, que ocorreu na Arena de Pernambuco. Na ocasião, o presidente pontuou que fará o possível para impedir que as Torcidas Organizadas estejam presentes nas finais.

Continua após a publicidade:

As “novas” torcidas organizadas

No fim de 2023, a Polícia Militar de Pernambuco realizou a operação “Camisa 12”, na qual as três principais Organizadas do estado tiveram seus CNPJs cancelados, além de matériais apreendidos.

Na tentaviva de burlar a determinação, as antigas Torcida Jovem do Sport, Fanáutico e Inferno Coral, modificaram seus nomes: a Jovem do Sport, se denominou “Jovem do Leão”. A Fanáutico teve seu nome modificado para “TJF – Náutico até Morrer” e antiga Inferno Coral, se tornou “Explosão Coral”. Por fim, mudaram apenas os nomes e CNPJs, mas a essência continuou a mesma.