Continua após a publicidade:

A Copa do Mundo FIFA 2022 começa neste domingo (20), mas as apostas e os favoritos ao maior título do futebol mundial já iniciaram deste as apresentações das seleções nas Eliminatórias e nos amistosos que moldaram essas equipes que chegam badaladas ao Catar.

O Portal de Esportes analisou e com base no desempenho recente, no ranking mundial e nos jogadores que compõe os elencos, listamos os favoritos para vencer o Mundial.

Continua após a publicidade:

Brasil

Maior campeão do torneio com 5 títulos (1958/1962/1970/1994/2002), a seleção canarinho fez uma eliminatória impecável. Invicta e com 14 vitórias e 3 empates em 17 jogos, o time comandado pelo técnico Tite assumiu a liderança do ranking da FIFA.

O Brasil caiu no grupo G, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. Grupo teoricamente equilibrado, mas com o Brasil acima dos adversários.

Continua após a publicidade:

Ainda liderada por Neymar, a seleção não sofre mais da “neymardependência” e hoje é possui um elenco rodeados de grandes jogadores como: Vinicius Junior (Real Madrid-ESP), Casemiro (Manchester United-ING), Richarlisson (Tottenham-ING), Éder Militão (Real Madrid-ESP), Marquinhos (PSG-FRA), Thiago Silva (Chelsea-ING), Alisson (Liverpool-ING), Gabriel Jesus (Arsenal-ING) e outros craques.

Ponto Alto: Com 8 atacantes, a seleção de Tite vai com um ataque de gala e grandes jogadores que podem mudar o panorama da partida, por causa de sua técnica e eficiência.

Ponto Fraco: O setor que mais destoa no time são as laterais, acostumados com Roberto Carlos e Cafú, a seleção não terá nomes badalados na posição, mas contará com jogadores bons com Alex Telles (Sevilla-ESP), Danilo (Juventus-ITA) e Alex Sandro (Juventus-ITA).

O outro lateral convocado foi o veterano Daniel Alves (Pumas-MEX). Grande jogador, porém, Daniel não vive uma grande fase e foi o nome mais criticado na convocação de Tite.

Continua após a publicidade:

O Brasil tem grandes chances de trazer o Hexa e voltar ao topo do futebol mundial.

Argentina

Continua após a publicidade:

Os nossos vizinhos “Hermanos” voltaram a ter um futebol envolvente e chegam como favorita para levar à taça do mundial. Campeã duas vezes (1978-1986) do torneio, a seleção argentina defende uma invencibilidade de 35 jogos sem perder. Inclusive sendo campeã da Copa América contra o Brasil.

No grupo C, ao lado de Arábia Saudita, México e Polônia, a seleção deverá ter vida mais tranquila na primeira fase. Porém, nas oitavas podem enfrentar a França (uma das favoritas da Copa e atual campeã) ou a Dinamarca (seleção que vem forte para esse mundial).

Essa será a última copa do mundo de Messi, um dos maiores da história terá sua última oportunidade de vencer um mundial. O fato poderá ser um combustível importante para luta da equipe dentro de campo.

A Argentina vai firme e com um time bastante compacto na busca pelo Tri.

França

Atuais campeões mundiais, os franceses chegam forte em busca de mais um caneco. Com um time jovem e muito talentoso, Mbappé e o vencedor do Bola de Ouro 2022, Karim Benzema são os pilares de um time recheados de estrelas.

Está no Grupo D da Copa, ao lado de Austrália, Dinamarca e Tunísia. Mas, para conquistar um bicampeonato seguido, algo que não acontece há mais de 60 anos, os franceses tem que quebrar outro tabu. Desde 2006 que um campeão da edição anterior não consegue passar da primeira fase na edição seguinte. Foi assim com a Itália em 2010, a Espanha em 2014 e a Alemanha em 2018.

Será que a França conseguirá quebrar a “maldição” e seguir viva rumo ao Tri?

Espanha

Campeã em 2010 e com um time jovem e habilidoso, La Roja é uma das favoritas na Copa do Catar. Sétima no ranking da FIFA e voltando a figurar como potência, a Espanha vem de grandes resultados na Liga das Nações, com direito a aplicar um sonoro 6 a 0 na Alemanha.

No comando dos jovens Pedri, Gavi e Eric Garcia, além dos veteranos Sergio Busquets e Dani Carvajal, a Espanha tenta voltar a levantar o troféu 12 anos depois de sua primeira conquista.

Alemanha

Após o desastre na Copa de 2018, quando não passou da primeira fase, os alemães mudaram o técnico Joachim Löw por Hans-Dieter Flick que mudou a maneira da equipe jogar e a seleção voltou a apresentar um futebol bonito.

Tetracampeãs mundiais (1954/1974/1990/2014), os alemães ainda são fortes e carregam o fantasma do 7×1 contra o Brasil nas semifinais da Copa de 14. Mas, longe daquele futebol apresentado.

Em um grupo com Espanha, Costa Rica e Japão, a seleção alemã deverá disputar o primeiro lugar do grupo com a também favorita Espanha.

Será que os alemãs igualarão o número de conquistas do Brasil e conquistarão o Penta?

Inglaterra

Seleção de eterna promessa, parece que os ingleses finalmente montaram um time competitivo que poderá conquistar o bi que não vem desde 1966, quando conquistaram seu único troféu.

Semifinalista em 2018, os ingleses voltarão a figurar entre os favoritos da Copa com uma equipe mais compacta e madura, em relação ao último mundial.

Sob o comando de Harry Kane, artilheiro da última edição do mundial, os ingleses buscarão o bicampeonato. Será que a nova geração inglesa levará o título 56 anos depois?

Confira como ficou o último Ranking da FIFA, antes da Copa do Mundo 2022:

  1. Brasil: 1.841,3 pontos
  2. Bélgica: 1816,71 pontos
  3. Argentina: 1.773,88 pontos
  4. França: 1.759,78 pontos
  5. Inglaterra: 1.728,47 pontos
  6. Itália: 1.726,14 pontos
  7. Espanha: 1.715,22 pontos
  8. Holanda: 1.694,51 pontos
  9. Portugal: 1.676,5 pontos
  10. Dinamarca: 1.666,57 pontos