Continua após a publicidade:

Guardas municipais de Ipojuca, no Grande Recife, e policiais militares foram flagrados agredindo pessoas em Nossa Senhora do Ó. Vídeos mostram dois agentes da prefeitura jogando spray de pimenta e um PM usando um cassetete (assista vídeo abaixo).

De acordo com prefeitura da cidade o caso aconteceu durante uma ação contra som alto.

Continua após a publicidade:

A Polícia Civil registrou o caso como lesão corporal. A PM disse que, “mesmo sem denúncia formal”, vai apurar os fatos. A prefeitura de Ipojuca declarou que a conduta dos guardas será investigada.

Nas imagens, é possível observar a ação realizada na madrugada desta segunda, 16 de janeiro, segundo a prefeitura. O boletim de ocorrência foi registrado pela Delegacia de Porto de Galinhas, também em Ipojuca.

Nos primeiros instantes do vídeo, um dos guardas aparece jogando spray de pimenta num rapaz que está de boné, camisa de mangas longas e short cor de rosa.

Continua após a publicidade:

Em seguida, outro guarda solta jatos de spray contra uma mulher de roupa branca, que está ao lado do rapaz de boné.

O rapaz e a mulher viram os rostos ao serem atingidos pelo spray. Um PM, que está de máscara do tipo ninja, surge nas imagens com um cassete em riste.

O policial militar tenta atingir o rapaz de boné. A vítima da agressão corre até uma barraca de venda de alimentos.

No fim, com a imagem mais aproximada, aparece um dos guardas disparando mais jatos de spray de pimenta.

Continua após a publicidade:

Nas redes sociais, foi informado que uma das vítimas seria um adolescente. No boletim de ocorrência registrado pela delegacia de Porto de Galinhas consta a informação de lesão corporal contra um homem de 25 anos. O nome dessa pessoa não foi divulgado.

https://www.instagram.com/p/Cne1vj-Jts8/

Continua após a publicidade:

O que dizem as autoridades?

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que abriu um inquérito para apurar a denúncia de agressão praticada pela Guarda Municipal de Ipojuca. A corporação não citou a participação de policiais militares.

De acordo com a prefeitura de Ipojuca, a ação fez parte da Operação Tranquilidade, que é acionada para apurar denúncias de som alto.

Ainda segundo a administração municipal, no local em que ocorreu a operação foram feitas queixas para o serviço telefônico 153, que atende problemas de perturbação de sossego.

Uma equipe de guardas e PMs esteve no local e solicitou que o volume do som de um carro, no meio de uma festa de rua, fosse reduzido.

A prefeitura explicou que, como o pedido para reduzir o barulho não foi atendido, as equipes voltaram, de madrugada, por volta das 4h desta segunda, para desligar os equipamentos.

Sobre as agressões registradas em vídeo, o município informou que vai apurar as condutas dos guardas. Os servidores vão passar por procedimento administrativo na corregedoria.

A PM informou, também por meio de nota, que o comando do 18ºBPM “tomou ciência do vídeo e vai apurar o ocorrido e identificar o histórico dos fatos”.

Ainda segundo a corporação, pessoas que se sentirem lesadas por comportamento inadequado de policiais devem procurar a Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Outra opção é procurar a própria unidade a que pertence o efetivo, no caso o 18º Batalhão, “para efetuar a queixa e agilizar os procedimentos cabíveis”.

Da redação do Portal com informações do G1 PE