Continua após a publicidade:

De acordo com o vereador Doduel Varela, as fortes chuvas que caíram no Estado, especialmente no Recife e Região Metropolitana provocaram uma baixa nos estoques do Hemocentro de Pernambuco (Hemope). Doduel Varela alertou que a situação inspira cuidados.

“As pessoas deixaram de comparecer aos hemocentros devido às chuvas, a situação está crítica para diversos tipos sanguíneos e pode afetar a realização de cirurgias e outros procedimentos na rede hospitalar”, disse o vereador Doduel Varela.

Continua após a publicidade:

Veja também:
>>>Câmara do Recife aprova requerimento que propõe criação de um Auxílio Emergencial de R$ 400 para vítimas das chuvas

O parlamentar informou  também que o Hemope recebe em média 250 doadores de sangue por dia, mas ressaltou que nos últimos dias a quantidade de doadores não passou de 80.

Ele finalizou o seu pronunciamento fazendo um apelo para que as pessoas doem sangue, lembrando que este gesto de solidariedade salva vidas.

Continua após a publicidade:

O Hemope fica na rua Joaquim Nabuco, no bairro das Graças e recebe doadores de segunda à sábado, das 7:15 às 18:30.

De acordo com a Fundação, o número de doadores sofreu uma queda de 50% e os níveis dos estoques de sangue A+, B+, B-, O+, O- e AB+ são preocupantes.

Para doar sangue a pessoa deve estar em boas condições de saúde e possuir entre 16 e 69 anos. Os menores de 18, contudo, devem estar acompanhados de um dos pais ou responsável legal, enquanto os idosos que possuam 69 ou mais, podem doar apenas se já tiverem começado a doar sangue no Hemope antes dos 60.

Além disso, os candidatos precisam pesar mais de 50kg, terem se alimentado antes e terem tido uma noite de sono com pelo menos 6h nas 24h prévias à doação.

Continua após a publicidade:

O doador deve ainda levar um documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).