Continua após a publicidade:

A prefeitura do municípioboatão dos Guararapes, após a implantação do programa de redução de tempo de espera para a execução de cirurgias eletivas (programadas), em novembro do ano passado, conseguiu reduzir de 17 para 7 meses o tempo médio entre o diagnóstico e a marcação de cirurgias, a exemplo de procedimentos de vesícula, hérnia, postectomia, miomectomia, colpoplastia, colpoperineoplastia e histerectomia, entre outros.

O município chegou ao quantitativo de 1.208 cirurgias eletivas realizadas no período de novembro de 2022 a junho deste ano. Para se ter uma ideia, a redução do tempo de espera para cirurgias de hérnia, por exemplo, foi de 17 para 9 meses.

Continua após a publicidade:

Leia mais:
>>>Em JABOATÃO, Prefeito MANO MEDEIROS dá ordem de SERVIÇO de PAVIMENTAÇÃO em ruas de BARRA DE JANGADA

Além disso, houve um crescimento também no número de cirurgias oftalmológicas no município, visto que entre dezembro do ano passado e junho deste ano foram feitas 7.658 cirurgias desse tipo (de alta e média complexidade) com redução do tempo de espera de, no máximo, em 30 dias.

Isto representa um percentual de 93,25 % da projeção efetuada para todo o ano.

Continua após a publicidade:

O prefeito Mano Medeiros comentou a respeito da importância de ampliar os atendimentos na área da saúde pública em Jaboatão.

“A gestão municipal tem buscado recursos e feito investimentos com objetivo de requalificar os equipamentos de saúde e capacitar os profissionais, proporcionando mais qualidade no atendimento prestado à população jaboatonense”, falou o gestor.

A secretária de Saúde do Jaboatão, Zelma Pessôa explica o passo a passo para realização das cirurgias eletivas.

“O processo se inicia com o encaminhamento do médico da Unidade de Saúde da Família para o especialista a fim de realizar uma avaliação, diagnóstico e a marcação da cirurgia, após a conclusão dos exames pré-operatórios”, detalhou a gestora.

É importante ressaltar que o município do Jaboatão conseguiu zerar a fila para cirurgias de catarata (3.876) e de pterígio (1.260), desde que o programa foi implantado em novembro passado.

Hoje os pacientes estão sendo triados dentro do mês corrente. Atualmente, a oferta mensal para consultas de primeira vez para oftalmologia é de 4,8 mil pacientes.

Continua após a publicidade:

Mutirões

Para agilizar ainda mais esse trabalho, a Prefeitura do Jaboatão, por meio da Secretaria de Saúde do município, irá prorrogar os mutirões de cirurgias eletivas no âmbito hospitalar até o final do ano, visando ampliar o acesso dos usuários, num menor tempo possível, após a confirmação do diagnóstico por parte da equipe médica.

Continua após a publicidade: