Continua após a publicidade:

Auxiliares e Técnicos de Enfermagem realizarão mais um ato no Recife para cobrar o repasse do retroativo do piso da enfermagem, referente ao período de maio, junho, julho e agosto.

A atividade acontecerá em frente ao Hospital da Restauração, a partir das 6h. A mobilização tem o objetivo de promover a defesa dos servidores que atuam no serviço público estadual e municipal, rede privada lucrativa e não lucrativa, filantropia, cooperativas e nas unidades que atendem até 60% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Continua após a publicidade:

A categoria diz que apesar do Ministério da Saúde ter repassado as verbas ao Governo do Estado, uma parte afirma que ainda não recebeu os valores, apesar dos pagamentos terem iniciados no último dia 29 de setembro.

O presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Herbert, alertou sobre as inconsistências com os valores recebidos pelos profissionais abaixo do esperado e que a entidade está tomando as medidas necessárias.

Leia mais:
>>> PISO DA ENFERMAGEM: Governo de PERNAMBUCO lança sistema para CONSULTAR valores repassados pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE; saiba como acessar

Continua após a publicidade:

Aos profissionais da rede estadual, Francis defende que a Parcela de Valorização do Servidor (Pares) não seja somada ao salário-base para composição salarial e que o cálculo para recebimento do complemento do piso nacional, verba do Ministério da Saúde, seja efetuado na primeira faixa do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCDV) dos servidores.

Segundo ele, esse procedimento não prejudicará os trabalhadores que estão na última faixa salarial do PCCDV. Outra pauta é que os Auxiliares de Enfermagem que exercem a atividade na condição de Técnico de Enfermagem recebam os salários de acordo com a função desenvolvida.

“Não vamos abrir mão do piso. É lei e deve ser efetuado corretamente a cada trabalhador. Apesar das inúmeras denúncias recebidas pelo sindicato, continuaremos fiscalizando os repasses realizados pelo Governo do Estado e municípios”, completou Francis.