Continua após a publicidade:

Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife desde 2009 e prestes a se aposentar, Dom Fernando Saburido (OSB) ganhou uma homenagem da Alepe para marcar seus 14 anos de atuação como principal líder da Igreja Católica em Pernambuco.

Em reunião solene proposta pelo deputado Sileno Guedes (PSB) e aconteceu na segunda-feira, 7 de agosto, no Auditório Sérgio Guerra.

Continua após a publicidade:

“Empossado como arcebispo de Olinda e Recife no dia 16 de agosto de 2009, substituindo Dom José Cardoso Sobrinho, Dom Fernando Saburido desempenhou sua função pastoral de maneira muito próxima do povo, conectando a Igreja Católica cada vez mais às demandas sociais”, disse o parlamentar.

A cerimônia na Alepe foi presidida pelo deputado Lula Cabral (Solidariedade) e contou com apresentações musicais de Cristina Amaral, Nena Queiroga, Dudu do Acordeon e Almir Rouche.

Leia também:
>>>ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE: dom Fernando Saburido detalha como PAPA FRANCISCO faz a escolha de um novo ARCEBISPO; assista vídeo
>>>’Tenho consciência tranquila de que sempre procurei e procurarei combater o bom combate’, diz Dom Fernando ao ser homenageado na Alepe

Entre as autoridades presentes, estavam os deputados Antônio Moraes (PP), Doriel Barros (PT), Simone Santana (PSB), Rosa Amorim (PT), José Patriota (PSB) e Mário Ricardo (Republicanos); Marco Aurélio (procurador de Justiça), José Pereira Souza (assessor especial do Governo do Estado), Dom Limacêdo Antônio (bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife) e Mary Gouveia (prefeita de Escada).

Continua após a publicidade:

“Mesmo enquanto aguardava a decisão do papa Francisco, seguiu trabalhando de maneira firme e fiel, por mais um ano, na missão que lhe foi designada na Arquidiocese de Olinda e Recife, até que foi anunciado seu substituto, Dom Paulo Jackson, que tomará posse no próximo dia 13 de agosto”, acrescentou o deputado. 

Dom Saburido renunciou ao cargo de arcebispo em 10 de junho de 2022, dia que fez 75 anos. Conforme descreve o Código de Direito Canônico, a partir dessa idade, os bispos são convidados a submeter ao papa a renúncia de seus deveres pastorais. Até o sumo pontífice aprovar o pedido de renúncia, o religioso pode permanecer atuando em seu cargo.

“Foram 14 anos de muito trabalho e muita doação ao povo pernambucano. Um dos nossos maiores feitos foi descentralizar um pouco mais as atividades da Arquidiocese de Olinda e Recife, visando envolver mais pessoas no trabalho missionário, em especial, dando uma atenção maior às pessoas mais pobres”, disse na Alepe.

Biografia 

Dom Antônio Fernando Saburido é o oitavo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife. Nasceu no Distrito de Jussaral, na cidade pernambucana do Cabo de Santo Agostinho, em 1947.

Em 1975, ingressou no Mosteiro de São Bento de Olinda. No dia 21 de março de 1978, professou votos religiosos como membro da Ordem de São Bento (beneditinos), sendo ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1983.

Continua após a publicidade:

No Mosteiro de São Bento, entre outras atividades, foi celeireiro (ecônomo) e professor do Colégio São Bento. Já na Arquidiocese de Olinda e Recife, exerceu as funções de administrador e pároco das Paróquias de Nossa Senhora de Guadalupe e São Lucas (Ouro Preto), em Olinda; Vigário-geral e Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.

Em 31 de maio de 2000, foi nomeado pelo papa João Paulo II bispo titular de Tartia Montana e Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo ordenado no dia 20 de agosto de 2000. Já em 2005, ele foi empossado bispo da diocese vacante de Sobral (CE).

Continua após a publicidade:

Nomeado oficialmente Arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, Dom Fernando foi empossado no dia 16 de agosto de 2009.

“Nesses 14 anos de ministério à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido fez da Igreja uma instituição mais sólida, coesa, estimulada e conectada à sociedade, motivo pelo qual reverenciamos sua trajetória e seus serviços prestados”, finalizou o deputado Sileno Guedes.