O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), por meio da 3ª Procuradoria de Contas, que tem como titular o procurador Gilmar de Lima, requisitou ao Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife (CTM/Grande Recife) informações sobre a redução da frota de ônibus em operação no Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife (STPP). A solicitação foi encaminhada eletronicamente na tarde da terça-feira, 29 de agosto.

“Sabemos que a mobilidade urbana, principalmente em cidades grandes da América Latina, como o Recife, é um problema crônico e que carece de um olhar cada dia mais atento dos gestores públicos e também dos órgãos de Controle Externo. Realizamos uma requisição de informações para saber como foi tomada essa medida, se foi realizado um estudo técnico, bem como as justificativas necessárias para a ação”, disse o procurador de Contas, Gilmar de Lima, que também manteve contato telefônico com representantes do CTM.

Segundo informações que o MPC-PE teve acesso, o STPP operava com uma frota de 2.459 coletivos e, agora, conta com 2.132 ônibus à disposição da população.

“Queremos compreender melhor a situação antes de realizar a instauração de qualquer procedimento ou mesmo representação”, completou ele.

O Consórcio tem até cinco dias úteis para remeter ao Parquet especializado as justificativas da redução.

Continua após a publicidade:

Leia mais:
>>> Em Pernambuco, ônibus escolar CAI EM RIBANCEIRA e fere 14 CRIANÇAS, motorista e monitor; SAIBA CIDADE

Entrega de ônibus escolares

A governadora Raquel Lyra realizou, no dia 3 de julho, a entrega de 101 ônibus escolares a municípios e distritos indígenas de todas as regiões do Estado.

Ao lado da vice, Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual entregou as chaves dos veículos a prefeitos e lideranças indígenas em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas.

O gesto é uma das ações do programa Juntos pela Educação, lançado recentemente por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), que conta com investimento de R$ 5,5 bilhões.

Continua após a publicidade:

O incremento da frota de ônibus escolares faz parte de um dos eixos do programa, e a meta é entregar mil novos veículos à população até o final de 2026. Mais de 70 prefeitos marcaram presença na solenidade.

Os veículos entregues atenderão tanto os estudantes matriculados na rede estadual quanto municipal, principalmente aqueles que moram em áreas rurais.

Todos os ônibus são 4×4, possuem 29 assentos e rampa de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade, garantindo a todos o acesso à escola.

Tribunal de Contas de Pernambuco