Continua após a publicidade:

Hospital Otávio de Freitas/ Foto: Divulgação

O Governo do Estado se comprometeu, na quarta-feira (11), em reunião no Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), em “reformar e requalificar” as instalações do Hospital Otávio de Freitas (HOF), situado em Tejipió, no Recife.

Continua após a publicidade:

Em uma vistoria realizada em 4 de março, o MPPE encontrou “uma situação de superlotação e precariedade nas dependências do Hospital Otávio de Freitas”. Foi constatada pelo MPPE “a permanência de pacientes em macas amontoadas, inclusive no chão e em áreas de deslocamento, como corredores e portas de elevadores, o que além de ferir a dignidade deles ainda compromete a segurança da emergência e da enfermaria na hipótese de evacuação do local”.

Ainda de acordo com o MPPE, a “presença de agentes contaminantes como moscas e gatos dentro do HOF, uma fossa exposta na parte externa, falta de material hospitalar que levou à necessidade de remarcar procedimentos cirúrgicos, além de condições sanitárias precárias na cozinha da unidade de saúde”.

“Identificamos diversos problemas no hospital. Confiamos que a Secretaria Estadual de Saúde vai se empenhar em resolvê-los. Assim, vamos receber o cronograma das obras e, no dia 25 de março, faremos mais uma vistoria no HOF para conferir como andam os serviços. Desse dia em diante, faremos inspeções quinzenais para acompanhar a evolução”, salientou a promotora de Justiça Helena Capela.

Continua após a publicidade: