Montagem/ Vitor Miguel/Portal de Prefeitura

Uma pesquisa divulgada nesta semana surpreendeu muitas pessoas. Na pesquisa que foi realizada pelo Centro de Ensino e Pesquisa e Inovação da FGV Direito SP (CEPI-FGV), o ex-ministro da educação, Fernando Haddad, que disputou à presidência da República em 2018 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), ganhou o título de “rei das fake news”. Haddad, responde a 15 processos na Justiça Eleitoral por ‘contar mentiras’ durante a campanha.

Em segundo, ficou o atual Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Segundo os dados da pesquisa, Bolsonaro responde à 14 ações por mentir para seus eleitores. Em terceiro ficou Márcio França (PSB), candidato ao governo de SP, ficou em terceiro, com 13 processos. Ainda falando sobre eleições, o Partido dos Trabalhadores (PT), mesmo sabendo do título que o ex-presidenciável agora ostenta, já anunciou que pretende lançar o político como candidato à prefeito de São Paulo, oque se fala no entanto é que Haddad não teria interesse de pleitear o cargo de prefeito.

Continua após a publicidade:

Questionado sobre o titulo de “rei das Fake News”, Haddad não se pronunciou sobre. Já sobre a possível candidatura, Haddad disse, “Preciso me reorganizar e ganhar fôlego para as campanhas que virão pela frente”. Ele sonha em voltar a ser o poste de Lula em 2022.

Acerca da pesquisa, os dados apenas listam as ações que correspondem a conteúdos veiculados de modo online e que alegam conteúdo sabiamente inverídico ou fake news.