Continua após a publicidade:

Em assembleia realizada nesta sexta-feira, 25 de agosto, na Praça da Greve, na Estação Central do Metrô, os metroviários decidiram encerrar a greve a partir da 0h da próxima segunda-feira (28), depois de obter a garantia da recuperação do sistema, além da restituição dos valores descontados, em folha suplementar, até o quinto dia útil do próximo mês. A proposta foi votada pela categoria e aprovada por 112 votos a favor e 62 contra.

De acordo com o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, a categoria volta às atividades a partir da 0h de segunda-feira. “Manteremos o estado de greve e teremos nova assembléia em 5 de setembro para avaliar a resposta da CBTU”, disse.

Continua após a publicidade:

A proposta aprovada pela categoria foi a seguinte:

– IPCA de 3,45% para toda a categoria;
– Piso salarial distribuído em 5 níveis (quem está do nível 110 pra baixo, recebe 5 níveis. Quem está do 111 para cima recebe o que faltar para chegar até 115);
– Garantia de ACE em caso de privatização ou extinção
– Garantia do Dia do Metroviário;
– Garantia redução da jornada de trabalho para quem tem filho com deficiência, sem a redução do salário;
– Revisão ao estudo do PES para ser apresentada em menos de 20 dias.

https://www.instagram.com/p/CwYsYYovWm2/?img_index=1

Continua após a publicidade:

Além disso, também foi apresentada cláusula do Acordo Especial, com garantia de emprego em caso de privatização.

Recuperação do Metrô – Ainda de acordo com Luiz Soares, “A diligência do Senado e Câmara Federal, juntamente com comitiva de parlamentares pernambucanos que inspecionou as condições do Metrô do Recife (Metrorec), garantiu a recuperação do Metrô, é uma vitória da nossa greve por tempo indeterminado”.

O senador Humberto Costa (PT) declarou:

“O que testemunhamos foi uma situação alarmante; um estado de decadência que se agravou nos últimos dois governos, com cortes nos recursos de operação e investimento. No entanto, ao mesmo tempo, pudemos identificar o potencial do metrô, seja em termos de experiência ou estrutura. O que precisamos agora, antes de qualquer discussão, é interromper esse processo de deterioração.”

Sindmetro

Continua após a publicidade: