Para garantir maior celeridade ao trânsito na Região Metropolitana do Recife, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) iniciou, na segunda-feira, 26 de julho, nas ruas do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, a Operação Fluidez, desenvolvida pela Diretoria de engenharia e Fiscalização de Trânsito do órgão.

A ação ocorreu no horário de pico, das 17h às 19h, em locais com grande fluxo de veículos. Com a iniciativa, o diretor de Fiscalização do Detran-PE, Luiz Felipe Santos, espera que a circulação de veículos ocorra de forma mais livre, reduzindo a formação de congestionamentos.

Leia também:
>>>DETRAN-PE: Provas práticas, teóricas e exames médicos podem ser REMARCADAS; saiba como agendar

Continua após a publicidade:

A operação contou com mais de 30 agentes de trânsito, escalados para pontos estratégicos, além do Grupamento de Motociclistas, realizando patrulhamento e apoio.

Em Jaboatão, por exemplo, esteve em três locais: na estação, Centro; no cruzamento das avenidas Ayrton Senna com Bernardo Vieira, em Piedade; e na Av. São Sebastião, também em Piedade.

Em Olinda, esteve dois pontos: Av. Presidente Kennedy, em frente a escola Professor Estevão Pinto e na mesma avenida, diante da Pernambuco Motos.

Já em Recife, a operação acontecerá em mais locais: Av. Domingos Ferreira, em frente ao Clinical Center; Av. Conselheiro Aguiar, na Praça de Boa Viagem; Av. Norte, no Parque da Macaxeira; Rua Cosme Viana e Estrada dos Remédios; e na Av. Mascarenhas de Moraes, próximo a estação do Metrô Afogados.

Conforme o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, a atuação das equipes de fiscalização de trânsito não busca punição, mas sim, contribuir com a segurança viária e desafogar as principais vias de acesso, facilitando o deslocamento da população, diante da paralisação do transporte público.

Continua após a publicidade:

Fora os pontos fixos, houve o patrulhamento com viaturas e motocicletas. As equipes esteve circulando, em Olinda, do Xambá até o Girador da cidade e do Girador a entrada do Xambá.

No Recife, o patrulhamento ocorreu da seguinte forma: Pina até o início de Piedade; Praça de Boa Viagem até o prédio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Av. Antônio de Góes, no Pina; na Av. Norte, nas proximidades das UPAs; e da esquina da Av. Abdias de Carvalho ao longo da Estrada dos Remédios.

O Grupamento de Motociclistas fez o patrulhamento de Camaragibe até o Derby, fazendo também, o apoio aos veículos de emergência, abrindo o trânsito para facilitar a passagem.