Continua após a publicidade:

A Assessoria de Imprenssa do Departamanto Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE)  divulgou na sexta-feira, 14 de maio, uma nota afirmando que devido as chuvas torrenciais, os candidatos agendados para exames teórico e prático nos dias 13 e 14 de maio, que não conseguiram ir até o Orgão de trânsito para a realização das provas, poderão remarcar sem prejuízo.

Detran-PE

Nota sobre remarcação de prova teórica e prática. Arte: Detran-PE

Continua após a publicidade:

Da redação do Portal com informações do Departamanto Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) 

“Multa moral”

Ainda existem motoristas que não respeitam as vagas reservadas para idosos. É o que constatou a equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-PE, durante blitz educativa nos estacionamentos dos shoppings Tacaruna e Rio Mar, realizadas nos dias 8 e 9 de maio, dentro das ações do Maio Amarelo.

A atividade consistiu em emitir uma “Multa Moral”, registro simbólico com informações educativas e sem valor legal, no período das 14 às 16h. Os registros detectaram que 149 condutores utilizaram vagas prioritárias sem as devidas credenciais.

Continua após a publicidade:

Os condutores que mais desrespeitaram o estacionamento prioritário estavam no Shopping Rio Mar, no bairro do Pina, que somou 81 multas morais. No Shopping Tacaruna, chegou a 68 o total de motoristas que descumpriu a legislação.

Leia mais:
>>> Detran-PE alerta motoristas que perderam placa durante a chuva; veja os procedimentos

Nos dois centros de compras, as vagas para idosos foram as mais ocupadas por pessoas descredenciadas. Já os espaços reservados para portadores de necessidades especiais, foram respeitados.

Além da “Multa Moral”, o motorista infrator encontrou no para-brisa dos veículos uma mãozinha com o polegar para baixo, em sinal de reprovação. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo nas vagas reservas às pessoas com deficiência ou idosos, implica numa infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47 com sete pontos na carteira de habilitação.

Continua após a publicidade:

Embora muitos não cumprem a lei, existem condutores responsáveis. No levantamento do Detran-PE, 227 motoristas (Tacaruna – 102 e Rio Mar – 125) respeitaram os espaços devidos. No caso deles, o para-brisa estava marcado com o sinal de legal, como incentivo à boa conduta. As ações vão ocorrer durante todos os finais de semana de maio em shoppings da Região Metropolitana do Recife.