Continua após a publicidade:

Foi realizada no dia 10 de abril a prova objetiva do concurso público para o cargo de policial penal de Pernambuco.  O certame, organizado pelo Cebraspe, oferece 200 vagas imediatas, mais 800 vagas em cadastro de reserva e registrou um total de 17.909 inscritos que pagaram o boleto.

Na ampla concorrência foram 12.873 homens inscritos para um total de 175 vagas imediatas, sendo uma demanda de 73,56 por vaga. Já feminino na ampla concorrência foi um total de 5.036 inscrições para 14 vagas, uma demanda de 359,71 por vaga.

Continua após a publicidade:

Os inscritos com deficiência chegou a 312 ao total de homens e 58 mulheres,  sendo 10 vagas para masculino, com uma demanda de 31,20 e 1 vaga para mulheres com demanda nesse caso de 58.

Os aprovados nas provas objetivas, serão submetidos a exames médicos e psicológicos, teste de aptidão física, investigação social e curso de formação pela Academia de Polícia Penal de Pernambuco.

Veja também:
>>>Editais dos concursos da Polícia Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros de Pernambuco serão divulgados no “segundo semestre” de 2022, diz deputada

Continua após a publicidade:

Nesse contexto, a vice-presidente do Sindicato das Policias Penais de Pernambuco, Márcia Silva, destacou algumas atualizações sobre o concurso, através do perfil oficial da entidade no Instagram, entre elas a de que a expectativa já não é de chamar só 200 e sim 500 aprovados para a primeira turma do curso de formação.

“Temos aí hoje 200 vagas, mais cadastro de reserva, mas deve chamar em torno de 500 já para começar (…) até dezembro deste ano já vamos ter nossa academia”, diz Márcia Silva. “Hoje nossa categoria é uma das melhores aqui do estado e a nível nacional também, a que melhor paga, que tem uma estrutura boa”, revela.

Assista o vídeo:

https://www.instagram.com/tv/CcfjHnNjGvx/?utm_source=ig_web_copy_link

Resultado: 

Continua após a publicidade:

Na segunda-feira, 18 de abril, o Sindicado divulgou um vídeo onde informava que sairia a listagem preliminar dos aprovados no dia 20 deste mês, informação essa que foi fornecida pela SERES, no entanto trata-se de uma lista restrita apenas para a comissão do concurso. Por esse motivo, a entidade retificou a notícia e afirmou que a data correta para a lista é a que consta no edital, 6 de maio.

Nota de corte 

Continua após a publicidade:

Antes de falar da nota de corte, vale lembrar que a prova objetiva foi composta de 60 questões de perguntas de múltipla escolha com alternativas de A até E, divida em 1 bloco geral com 20 questões e um bloco com disciplinas específicas composta de 40 questões. Em ambos os blocos as questões tinham pontuação de 1.25 cada. Tendo como um dos critérios de desempate quem tiver nota maior no segundo bloco.

Acredita-se que os candidatos masculinos da ampla concorrência que tenham 37,5 pontos terão a redação corrigida. Já para as mulheres, também na ampla concorrência, a expectativa para a correção da redação é de 48 pontos.

Confira a previsão geral das notas de corte:

Homens ampla c. – 37,5 pontos para corrigir a redação
Mulheres ampla c. – 48 pontos para corrigir a redação

Homens ampla c. dentro das vagas – 52,25 pontos
Mulheres ampla c. dentro das vagas – 56 pontos

Homens PCD – 37,5 pontos para corrigir a redação
Mulheres PCD – 37,5 pontos para corrigir a redação

Homens PCD dentro das vagas – 40 pontos
Mulheres PCD dentro das vagas – 45 pontos

Total candidatos que terão redação corrigida

Será aprovado na prova discursiva o candidato que obtiver nota na prova discursiva  ≥ 12,5 pontos. Serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados nas provas objetivas e classificados até as posições especificadas no quadro a seguir:

Candidatos à ampla masculino- até 2197ª posição
Candidatos à ampla feminino- até 177ª posição

Candidatos que se declararam com deficiência masculino- 116ª
Candidatos que se declararam com deficiência feminino- 10ª

Etapas do concurso – O concurso público é composto de duas etapas. A primeira com as seguintes fases: exame de habilidades e conhecimentos (provas objetivas e discursiva), que já foi realizada,  exames médicos, exames de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social. A segunda etapa será o curso de formação policial.

Locais das próximas etapas: 

O exame médico, o exame de aptidão física, a avaliação psicológica e a investigação social serão realizados na cidade de Recife/PE. Já o curso de formação para os candidatos convocados será realizado na cidade de Recife/PE e (ou) Itaquitinga/PE.