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A retomada do trecho Salgueiro/Suape, nas dimensões necessárias, é algo estratégico para Pernambuco, no momento, que o Ceará avança no seu trecho.


Os recursos prometidos para o início desse ano, se efetivados, são quase irrelevantes para uma efetiva retomada da Transnordestina, no trecho Salgueiro/Suape.

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Faz-se necessário uma maior mobilização política da nossa bancada e do nosso Estado. Não se vê mais no noticiário a priorização do tema, de grande relevância estratégica para Pernambuco e o seu posicionamento no Nordeste.


Recentemente, tive contato com os sindicatos dos petroleiros, dos ferroviários e engenheiros, que demonstraram sua preocupação com a questão e que a parte política não está avançando satisfatoriamente, buscando também saídas jurídicas para pressionar o destravamento da Transnordestina – Trecho Salgueiro/Suape.

Também estudaram algumas alternativas, inclusive a possibilidade de sugerir/trazer como parceira a Transpetro, para realizar um terminal de armazenamento e distribuição de combustíveis, em Salgueiro.

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Estou movendo uma ação popular sobre o tema, sob o número 0804040-39.2023.4.05.8300, que tem diversos pedidos, tendo obtido, no TRF – 5ª Região, uma liminar parcial, que deixa claro a devolução do trecho, mas ainda sob a guarda da TLSA, até efetivo termo de entrega, precisando para licitar a indenização do trecho parcialmente realizado pela TLSA do Grupo Csn.

Um dos pedidos da ação e do agravo sob o número 0807142-40.2023.4.05.0000 é tirar essa trava da prévia indenização ou mesmo anular o aditivo que tirou o trecho de Pernambuco.


A ação popular ainda vai para a réplica às contestações e o agravo tem 2 embargos de declaração pendentes de julgamento, um inclusive da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres para que a TLSA do Grupo Csn demonstre que efetivamente está conservando o trecho até efetiva devolução a Pernambuco, que está abandonado.

Pedi recentemente uma vistoria no trecho ao Juízo da 2ª Vara Federal, às expensas da TLSA. O valor da causa é de 3,2 bilhões de reais, demonstrando o tamanho e importância do litígio.

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Faço das minhas as palavras do consultor Francisco Cunha:


‘’Sem a ferrovia, o Porto de Suape, uma das maravilhas logísticas do Brasil, jamais se consolidará como um porto nacional mas, apenas, como um porto local!
Ao contrário dos concessionários, defendo enfaticamente que sejam construídos os dois ramais e não apenas o pernambucano. Vamos construir os dois e deixar que os portos compitam de forma saudável e com as mesmas condições de partida em termos de infraestrutura ferroviária! Não tenho a menor dúvida de que Suape levará a melhor pelas suas vantagens competitivas que não é o caso neste artigo repassar. Talvez seja justamente isso que os que defendem só o ramal para Pecém temam…
Pelo exposto concluo que impedir a implantação do ramal pernambucano é um crime de lesa-pátria, lesa-região e lesa-estado! Portanto, simplesmente, INACEITÁVEL!’’

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Estamos na luta pela Transnordestina – Trecho Salgueiro/Suape, um pedido de prioridade de Miguel Arraes, no Governo Lula 1, que ainda não se concretizou.
Pernambuco precisa mostrar que é o Leão do Norte. Transnordestina – Trecho Suape/Salgueiro já.