Continua após a publicidade:

A vida é a maior dádiva, viver prazerosamente é mágico. Biologicamente, após o nascimento, a criança chega ao pleno neural aos 2 anos de idade, isso é fantástico.

Contudo, o cérebro começa a amadurecer entre 23 e 24 anos de idade e o córtex pré-frontal, responsável pela regulação emocional, chega ao auge entre 24 e 25 anos, no fim da adolescência. Isso significa que, a partir daí, o cérebro começa a envelhecer.

Continua após a publicidade:

O pesquisador Timothy Salthouse, da Universidade da Virgínia, após pesquisas com 2 mil pessoas, descobriu acentuada morte neuronal no cérebro de indivíduos com 27 anos de idade.

Vamos comparar o desenvolvimento de um motor e os seus componentes entre um carro novo e um carro velho. Assim, introduzimos aqui outro elemento para avaliação, o cérebro humano na juventude e na velhice, perde-se velocidade e até peso, haverá atrofia cerebral, diminuindo o tamanho.

Aqui, observamos as questões biológicas e neurocientíficas, mas introduzindo a psicanálise para aprofundar as questões da velhice.

Continua após a publicidade:

Sabemos que a psique não envelhece, mas fica refém do funcionamento do cérebro. A formação psíquica das pessoas será de extrema importância para uma velhice sadia, embora seja desprezada.

As pesquisas mostram que, entre 60 e 80 anos, as mortes neurais aumentam, e 50% dos idosos de 80 anos ficam gagá.

A nação está envelhecida e a juventude não se previne e nem se prepara para a velhice. Se observarmos as doenças cerebrais que aumentaram estrondosamente, como os transtornos mentais, veremos que elas ultrapassaram os níveis. E o estresse alcançou quase 100% da população. Teremos uma nação de gagá. O que fazer? O piloto sumiu.

As mazelas não são só nossas, é também mundial. Temos dois idosos disputando a presidência da maior potência do mundo.

Continua após a publicidade:

O atual presidente exibe publicamente que o seu motor está falhando e os estudiosos do mundo inteiro assistem e se calam. O seu concorrente, exibe também problemas cognitivos precoce há décadas.

Parafraseando o cantor brasileiro Silvio Brito: está todo mundo louco, obá.

Continua após a publicidade: