Continua após a publicidade:

Cientistas do observatório europeu Copernicus divulgaram nesta quarta-feira, 6 de dezembro, que novembro de 2023 marcou o sexto mês consecutivo mais quente do ano.

Continua após a publicidade:

Desde o mês de junho, há registros de um mês mais quente a cada novo período. Os cientistas do observatório europeu confirmam que este ano irá quabrar recordes, considerando o mais quente da história. Já haviam alerta de que isso iria acontecer há alguns meses.

“As extraordinárias temperaturas globais de novembro, incluindo dois dias mais quentes do que 2ºC acima do período pré-industrial, significam que 2023 é o ano mais quente já registrado na história.”, afirmou Samantha Burgess, vice-diretora do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S).

A temperatura média para o período de janeiro a novembro foi 0,13°C mais alta do que a média para o mesmo período em 2016, atualmente o ano mais quente registrado.

Continua após a publicidade:

De acordo com o observatório, novembro de 2023 foi o novembro mais quente já registrado globalmente porque teve uma temperatura média do ar de superfície de 14,22°C, 0,85°C acima da média de novembro de 1991-2020 e 0,32°C acima do novembro mais quente anterior, em 2020.