Entre outubro de 2023, depois dos ataques do Hamas em Israel, e maio de 2024, o Brasil viu um aumento enorme no antissemitismo, com sete vezes mais casos comparado ao mesmo período do ano anterior.

Os dados do ano passado estão no segundo Relatório de Antissemitismo no Brasil, uma nova e organizada fonte de denúncias desse tipo no país. Esse relatório foi feito pela Confederação Israelita do Brasil (CONIB), junto com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e o Departamento de Segurança Comunitária (DSC).

📲 Entre em nosso grupo do Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Continua após a publicidade:

Essas entidades acompanham de perto a crescente intolerância contra judeus no Brasil e fornecem informações mensalmente.

Em 2024, de janeiro a maio, foram registrados 886 casos, quase seis vezes mais do que no mesmo período do ano anterior.

O relatório mostra que o aumento nos casos de antissemitismo começou em 7 de outubro de 2023 e ficou ainda pior sempre que as tensões entre Israel e o Hamas aumentaram.

De 1º de outubro a 31 de dezembro do ano passado, foram registradas 1.119 denúncias, quase 800% a mais que as 125 denúncias do mesmo período em 2022. Em novembro de 2023, houve uma média de 18 denúncias por dia, 18 vezes mais do que a média de 2022.

Com informações do Gospel prime.

Continua após a publicidade: