Continua após a publicidade:

O Insituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 02 de fevereiro, as coordenadas geográficas das espécies de endereços do Censo 2022. É a primeira vez que o Instituto capta esse dado para todos os domicílios do país.

Durante a operação censitária de 2022, essas coordenadas serviram para monitorar o trabalho dos recenseadores e para acompanhar a evolução da coleta. O evento de divulgação, transmitido ao vivo, está sendo realizado na Escola Estadual Alcides Rufo, em Ponte Alta do Tocantins (TO).

Continua após a publicidade:

O resultado de todo esse trabalho integrará o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), a base de endereços usada pelo IBGE não só no Censo Demográfico, mas também em outras pesquisas domiciliares, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS).

A partir de hoje, os microdados estão à disposição da sociedade para aplicação em diversas situações, como a localização de endereços em áreas de risco, no caso de enchentes, deslizamentos e queimadas.

Outro possível uso é localizar endereços em zonas de planejamento da administração pública, em unidades de conservação ambiental e em áreas de atuação de um determinado empreendimento.

Continua após a publicidade:

As coordenadas dos endereços podem ser utilizadas juntamente a outras bases de dados, como as áreas de risco identificadas pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

As coordenadas geográficas podem ser consultadas por espécie de endereço.

Continua após a publicidade:

As coordenadas geográficas já podem ser visualizadas na Plataforma Geográfica Interativa (PGI) e no panorama do Censo 2022.

Da redação do Portal com informações da Agência IBGE

Continua após a publicidade: