Continua após a publicidade:

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) defendeu a proposta de lei do Governo Federal para regulamentar o trabalho de motoristas de aplicativos, e disse que ‘quem tá reclamando é a oposição’.

A parlamentar recebeu o Portal de Prefeitura nessa quinta-feira, 7 de março, em Brasília, e falou que, apesar de a proposta não ter passado previamente por uma comissão, – o que é criticado por parlamentares da direita – ela foi negociada com os próprios motoristas.

Continua após a publicidade:

Apresentado nessa semana após negociação entre governo, empresas e sindicatos, o texto:

  • Cria a figura do “trabalhador autônomo por plataforma”;
  • não prevê vínculo empregatício entre motorista e empresas;
  • estipula um valor mínimo para remuneração por hora de corrida de R$ 32,09;
  • inclui os motoristas obrigatoriamente na alíquota de contribuição previdenciária de 27,5% (20% por conta dos empregadores e 7,5% dos trabalhadores);
  • e determina a negociação via acordos coletivos, ou seja, assegura representação por sindicato e mais direitos trabalhistas aos motoristas de aplicativo de transportes.

Teresa ainda lembrou se tratar de uma promessa de campanha do presidente Lula que foi apresentada por representantes da categoria.

Continua após a publicidade:

A medida, assinada na última segunda-feira (4) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segue para votação no Congresso Nacional e, se for aprovada pelos parlamentares, passará a valer após 90 dias com mudanças significativas.