Continua após a publicidade:

A posse de dom de Paulo Jackson, como novo arcebispo de Olinda e Recife aconteceu neste domingo, 13 de agosto, no Ginásio Geraldão, e em seu discurso o metropolita pontuou alguns problemas sociais (assista vídeo abaixo).

Depois de todo o rito que marca a passagem de cargo e a missa solene, o novo responsável pelo território da Arquidiocese de Olinda e Recife que corresponde a 20 municípios e Fernando de Noronha, dom Paulo discursou aos presentes e pontuou a questão da desigualdade social e vários outros temas.

Continua após a publicidade:

“A vergonha das lonas pretas sobre os morros que teimam de vez em quando de descer as ladeiras, os prédios que caem a indignidade e insalubridade das palafitas em torno dos rios e braços de mar tristonhos e fétidos”, pontou dom Paulo Jackson.

Completou dizendo que a igreja dialoga, cobra e quer colaborar com os poderes públicos para que juntos possam encontrar as adequadas e razoáveis soluções.

Leia também:
>>>VÍDEO: DOM PAULO JACKSON, novo ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE, comenta como vai ser a relação com AS PREFEITURAS, CÂMARAS E GOVERNO ESTADUAL em seu pastoreio

Entre as autoridades da política, estavam presentes no evento a vice-governadora Priscila Krause, representando a governadora Raquel Lyra e o governo de Pernambuco, o prefeito do Recife, João Campos, além de outros prefeitos, deputados estaduais e federais, vereadores e secretários municipais e estaduais.

Continua após a publicidade:

A missa com rito de posse começou, às 15h, com a recepção de dom Paulo pelo colégio de consultores arquidiocesano, no portão principal do Ginásio.

Desde que foi criada, a arquidiocese de Olinda e Recife já teve 31 bispos e 8 arcebispos. Dom Paulo toma posse de uma das maiores arquidioceses do Brasil com 19 municípios e o arquipélago de Fernando de Noronha. Ao todo são 150 paróquias e aproximadamente 4 milhões de pessoas. Aos jornalistas, dom Paulo falou em poucas palavras qual será sua linha de pastoreio.

Confira vídeo:

https://www.instagram.com/p/Cv8o1CAI2z_/

Continua após a publicidade:

Perfil

Dom Paulo Jackson nasceu em São José de Espinharas (PB) em 17 de abril de 1969. Em 17 de dezembro de 1993, foi ordenado presbítero. Estudou Filosofia, no Instituto de Teologia do Recife, e Teologia, no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa-PB.

Continua após a publicidade:

Também é mestre em Exegese Bíblica, pelo Instituto Bíblico de Roma, e doutor em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Atuou como secretário nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil e, além disso, foi vigário paroquial e administrador paroquial em Belo Horizonte. Lecionou em instituições de ensino superior e foi formador dos seminaristas estudantes de Teologia da Diocese de Patos-PB em Belo Horizonte-MG.

Nomeado bispo da Diocese de Garanhuns-PE em 20 de maio de 2015, Dom Paulo Jackson foi membro da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB de 2015 a 2019 e, a partir de 2019, eleito presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, com responsabilidades adicionais relacionadas à Doutrina da Fé. Em abril de 2023, tornou-se o segundo vice-presidente da CNBB e, posteriormente, em junho do mesmo ano, assumiu o cargo de arcebispo de Olinda e Recife.