Continua após a publicidade:

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, tem manifestado aos seus aliados que uma possível candidatura com viés bolsonarista à Prefeitura da capital em 2024 enfrentaria desafios para alcançar a vitória e poderia, inclusive, aumentar as chances de sucesso do deputado federal Guilherme Boulos, do PSol-SP.

A interpretação do governador é feita ao mesmo tempo que Bolsonaro (PL), seu padrinho político, tem expressado interesse na possível pré-candidatura do deputado federal Ricardo Salles (PL).

Continua após a publicidade:

Tarcísio já indicou seu apoio à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que procura o apoio do ex-presidente, a fim de evitar que um candidato alinhado ao bolsonarismo ganhe força a ponto de ameaçar sua chegada ao segundo turno.

Internamente, Tarcísio e membros de seu círculo mais próximo reconhecem que o cenário político atual da cidade de São Paulo mostra uma inclinação crescente para a centro-esquerda. Eles acreditam que uma candidatura de direita com uma postura ideologicamente mais “agressiva” poderia levar eleitores indecisos a escolherem Guilherme Boulos em vez de um candidato alinhado ao bolsonarismo.

Para Tarcísio, o desempenho das candidaturas ds esquerda na capital, desde 2020, tem contribuido para a campanha de Gulherme Boulos.

Continua após a publicidade:

Em 2022, o presidente Lula (PT) obteve mais votos que Bolsonaro na capital, e mesmo derrotado, Fernando Haddad (PT), atual ministro da Fazenda, teve um desempenho maior ao de Tarcísio nas urnas paulistanas na disputa pelo governo estadual.

O próprio desempenho de Boulos em 2022, eleito o deputado federal com maior número de votos no estado, é lembrado pelo governador, assim como a campanha do psolista à Prefeitura em 2020, que terminou com a derrota para Bruno Covas (PSDB) no segundo turno por uma diferença de 1 milhão de votos.