Continua após a publicidade:

Os diretórios estaduais do Cidadania e do PSDB se reuniram na noite da terça-feira, 22 de fevereiro, no Recife, para afinar as articulações políticas. Em pauta, a construção da campanha eleitoral em Pernambuco.

O presidente estadual do Cidadania, João Freire, e o secretário-geral do partido, Guga Cabral, conversaram com a prefeita de Caruaru e presidente do PSDB estadual, Raquel Lyra, e com o dirigente tucano Rubens Júnior.

Continua após a publicidade:

Durante a reunião, Raquel demonstrou animação com o trabalho em conjunto. As legendas homologaram a federação, que alia os dois partidos a nível nacional, no último sábado (19). Em Pernambuco, o Cidadania foi pioneiro em apoiar a possível candidatura de Raquel Lyra ao Governo do Estado. Para 2022, a aliança objetiva eleger três deputados federais e de cinco a seis estaduais.

Leia mais:
>>> Pernambucanos se unem e PSDB de Bruno Araújo acerta federalização com Cidadania de Roberto Freire

João Freire enfatiza a continuidade do diálogo entre os partidos.

Continua após a publicidade:

“Cidadania e PSDB já conversam há algum tempo sobre a construção dessa chapa. O encontro de hoje oficializa essa troca de conhecimento e visões”, argumentou o presidente.

Para Guga Cabral, a conversa reforçou a coesão das siglas.

“A construção em conjunto das chapas de deputados estaduais e federais é promissora. Juntaremos bons quadros e esses nomes devem edificar um projeto forte para nosso estado. Os parlamentares dos dois partidos devem trabalhar em conjunto”, afirmou o secretário.

Federalização

Numa votação em dois turnos, o Diretório Nacional do Cidadania decidiu no último sábado, 19 de fevereiro, por uma federação com o PSDB. No 1º turno, o partido recebeu 54 votos, o PDT, 37, e o Podemos, 14, com 5 abstenções. No 2º turno, entre PDT e PSDB, a maioria, 56 votos, decidiu por uma aliança pelos próximos quatro anos com os tucanos. O PDT recebeu 47 votos e houve 7 abstenções.

Ambos, Cidadania e PSDB, acordaram preliminarmente a manutenção das pré-candidaturas dos dois partidos à Presidência: Alessandro Vieira (SE) e João Dória (SP), respectivamente. Agora, as Executivas dos dois partidos irão aprofundar as negociações sobre as regras da federação. Entre elas, a que estabelece prioridade na aliança para governadores candidatos à reeleição.