O Procon/PE fiscalizou, esta semana, de 30 de maio a 03 de junho, 26 instituições bancárias, em bairros do Recife e de Paulista. A ação teve como foco principal identificar irregularidades em relação ao tempo de espera dos clientes para atendimento. Sete bancos foram autuados por não respeitarem a exigência.

A equipe de fiscalização identificou que o tempo de espera na fila para o caixa estava acima do permitido pela Lei Estadual 16.559/19, que prevê o prazo máxim o de 15 minutos em dias considerados normais e meia hora para dias de pagamento de servidores; tributos e que antecedem ou sucedem feriados.

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“As agências autuadas passam por processo administrativo tendo garantida a ampla defesa e ficam sujeitas à penalidade de multa”, explicou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto.

As instituições autuadas pela demora no atendimento foram: Santander, da Boa vista e de Paulista; Caixa Econômica Federal, na Boa Vista, em Boa Viagem e também em Paulista; Banco do Brasil e Bradesco, ambos em Paulista. Além dessas, o Bradesco, da Imbiribeira, foi autuado por não ter caixa específico para atendimento ao idoso.