Continua após a publicidade:

O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para visitar o país do leste europeu e discutir propostas para pôr fim à guerra entre Ucrânia e Rússia. As informações são da CNN Brasil.

Lukashenko, que está no poder de Belarus desde 1994, é acusado de prender e torturar opositores, além de ter fraudado várias eleições e um referendo para mudar a constituição do país.

Continua após a publicidade:

Segundo a CNN Brasil, o convite foi transmitido pelo seu ministro das Relações Exteriores, Sergei Aleinik, ao chanceler brasileiro Mauro Vieira, durante reunião bilateral na sexta-feira, 22 de setembro, em Nova York, às margens da Assembleia Geral da ONU.

O Ministério das Relações Exteriores de Belarus afirmou que os dois chanceleres concordaram com a necessidade de se encontrar uma solução diplomática ao conflito europeu.

Ainda de acordo com a CNN, Belarus considera que o Brasil pode ter um papel muito importante nas negociações.

Continua após a publicidade:

Leia mais:
>>> LULA se reúne com ZELENSKY nos EUA para DISCUTIR guerra entre Ucrânia e Rússia

Cessar-fogo

O presidente Lula afirmou no dia 23 de agosto, em discurso na cúpula dos Brics, em Joanesbuergo, na África do Sul, que o país quer contribuir com os esforços para um cessar-fogo imediato e uma paz duradoura na Ucrânia.

Realizado na África do Sul, o encontro de chefes de Estado do bloco de cinco países, que também inclui China, Índia e Rússia, contou com a participação do presidente russo, Vladimir Putin, por videoconferência.

Continua após a publicidade:

Em seu discurso, Lula disse que o Brasil tem uma posição histórica de defesa da soberania e integridade territorial das nações e considerou positivo o fato de que há um número crescente de países engajado na tentativa de atingir um acordo para encerrar a guerra que se arrasta há um ano e meio.