Continua após a publicidade:

Uma nova sinalização vai garantir mais segurança viária aos motociclistas: os motoboxes, uma área de espera para condutores de motos nos cruzamentos, próximo à faixa de pedestres. As novas sinalizações foram entregues na terça-feira (11), em áreas das Avenidas Norte e Conselheiro Aguiar.

O objetivo é fazer com que esses condutores não disputem espaços com os veículos maiores na abertura dos semáforos. A iniciativa faz parte do Programa Piloto Seguro, uma ação da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), para a campanha do Maio Amarelo, que traz como um dos principais focos o motociclista, que foi principal usuário contributivo para sinistros de trânsito com vítimas em 2019, 15,3%, de acordo com dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat).

Continua após a publicidade:

Implantações com essas foram feitas em Fortaleza, onde foi identificada uma redução de mais de 33% de sinistros de trânsito com vítimas nos cruzamentos sinalizados com esse dispositivo. A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, explica que o comportamento dos motociclistas nos cruzamentos com motoboxes será acompanhado para expandir os equipamentos nas demais vias da cidade.

“Com o impacto positivo que os motoboxes tiveram nas outras cidades, acreditamos que vamos contribuir para redução de sinistros de trânsito nos cruzamentos do Recife também, por isso, vamos observar e estudar a viabilidade de expandir esses equipamentos ao longo do ano”, destaca.

Prefeitura do Recife implanta área exclusiva para espera de motociclistas nos cruzamentos

Prefeitura do Recife implanta área exclusiva para espera de motociclistas nos cruzamentos. Foto: Daniel Tavares/PCR

Programa Piloto Seguro

Continua após a publicidade:

Lançado durante o Maio Amarelo de 2021, o Programa Piloto Seguro tem o objetivo de reduzir os sinistros de trânsito com motociclistas, que são os principais usuários contributivos para esses eventos, de acordo com o relatório do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito de 2019.

De forma inovadora, o programa une várias áreas da gestão de trânsito – educação, engenharia e fiscalização – para proporcionar mais segurança viária aos motociclistas com conscientização, estrutura viária, blitze educativas e encontros com motociclistas.

Prefeitura do Recife implanta área exclusiva para espera de motociclistas nos cruzamentos

Prefeitura do Recife implanta área exclusiva para espera de motociclistas nos cruzamentos. Foto: Daniel Tavares/PCR

Ver mais:

Continua após a publicidade:

>> Bolsonaro acena para isenção de pedágio para motos em rodovias

Maio Amarelo

Continua após a publicidade:

Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.

Da redação do Portal com informações da CTTU Recife