Continua após a publicidade:

Diante da situação de pandemia no município de Paulista, o prefeito Yves Ribeiro atendeu uma solicitação feita pelos comerciantes e população sobre o cancelamento da taxa da Zona Azul. Ele autorizou o distrato do contrato da empresa responsável (BR TIC Inovações Tecnológicas Ltda) pelo estacionamento rotativo, que já foi notificada oficialmente a encerrar suas atividades na segunda-feira (24).

A empresa responsável pela Zona Azul foi contratada na gestão passada. Contudo, sensível aos munícipes, o prefeito Yves Ribeiro tem trabalhado bastante para fazer com que a cidade possa caminhar e se desenvolver. O intuito é que, em momento de pandemia, os paulistenses não precisem pagar a taxa da Zona Azul para garantir o estacionamento no rotativo.

Continua após a publicidade:

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Paulista 

Meio ambiente

Com a constante evolução dos produtos eletroeletrônicos, somados à obsolescência programada, o volume de lixo eletrônico cresce em todo mundo, causando danos ao meio ambiente e à saúde pública. Em 2019, o Brasil foi o quinto país que mais produziu lixo eletrônico no mundo. É o que aponta o relatório The Global E-waste Monitor 2020. Para evitar o descarte inapropriado e a contaminação do solo por metais pesados contidos nos dispositivos eletrônicos, a Prefeitura do Paulista inicia a implementação de EcoPontos de Resíduos Eletroeletrônicos.

De acordo com o levantamento, o país gerou 2.143 toneladas de resíduos eletroeletrônicos, ficando atrás apenas da China, EUA, Índia e Japão. A iniciativa se dá em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, e com a empresa Reeecicle, que ficará responsável pela coleta, transporte, recondicionamento e destinação adequada.

Continua após a publicidade:

Parte dos computadores recondicionados serão doados à Prefeitura e, posteriormente, doados para escolas municipais, bibliotecas públicas ou para instituições parceiras do terceiro setor.

Nos EcoPontos, a população poderá descartar smartphones, computadores, notebooks, impressoras, nobreaks, TVs, micro-ondas, ares-condicionados, cabos e fios. A instalação dos coletores de resíduos eletroeletrônicos está em consonância com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estimulando ações de logística reversa na cidade do Paulista, além de impedir a contaminação do solo por metais pesados, como: chumbo, mercúrio, berílio, cádmio, cobalto, cobre, entre outros.