Nova pesquisa do Instituto MDA Pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada neste sábado, 1º de outubro, indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 48,3% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), na segunda posição, aparece com 39,7%.

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem tecnicamente empatados com 4,9% e 4,7%, respectivamente.

Soraya Thronicke (União) tem 1,3% e Felipe d’Ávila (Novo) tem 0,4%. Padre Kelmon (PTB), 0,3%; Sofia Manzano (PCB), 0,2%; e Vera (PSTU), 0,1%. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa.

Continua após a publicidade:

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Registro

O levantamento ouviu 2.002 pessoas entre os dias 28 e 30 de setembro. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%. Pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02944/22.

Leia mais:
>>> PERNAMBUCO: Lula abre 24 pontos na corrida presidenciável à frente do atual presidente Bolsonaro, revela dados da pesquisa Potencial

Bolsonaro lidera

Bolsonaro cresce e atinge 44,6% da intenção contra 41,6% de Lula que recuou na quarta rodada de pesquisa para Presidente da República do Instituto Veritá, divulgada nas primeiras horas deste sábado, 1 de outubro, onde mostra, véspera do primeiro turno das eleições 2022.

O levantamento é resultado da intenção de voto estimulada, ou seja, quando o nome dos candidatos são apresentados ao eleitor. Foram 51.169 entrevistas em 752 municípios brasileiros, de todos os estados mais o Distrito Federal, realizadas de 24 a 29 de setembro com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Continua após a publicidade:

Não sabem ou não responderam somam 1,4%. Já brancos e nulos resultam em 1%. O registro da pesquisa no TSE é o de número 05980/2022.

Da redação do Portal com informações do Estado de Minas