Continua após a publicidade:

Desde o mês de agosto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semas/PE e a Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH estão monitorando a chegada de “bolotas” de óleo no litoral pernambucano. No final de semana, foi recebida a informação de grande quantidade de material no município de Tamandaré, no litoral sul pernambucano.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, foram recolhidas, até a terça (3), aproximadamente 2 toneladas do material.

Continua após a publicidade:

Diante deste fato, reforçamos o monitoramento e as orientações às prefeituras do litoral pernambucano, com relação ao recolhimento e a destinação adequada do material encontrado. Além disso, acionamos a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais – P2R2 para as ações necessárias relativas ao combate da chegada do óleo no litoral pernambucano.

Leia mais:
>>> Vídeo: Praias de Ipojuca apresentam vestígios de óleo em areia e CPRH faz reunião para investigar caso

Desta forma, foi informado que nesta quarta-feira (5), às 10h, a Comissão do P2R2 se reunirá no auditório da CPRH, para discutir as ações a serem tomadas diante da situação. Cumpre destacar que a comissão é coordenada pela CPRH, com a participação de instituições como Codecipe, Vigilância em Saúde Ambiental, CBMPE, Ibama, UFPE, Capitania dos Portos, PRF, UPE, DNIT, Amupe, Fiepe e Fundacentro.

Continua após a publicidade:

Reforçamos que não há restrição ao banho de mar em nossas praias. O que as nossas equipes orientam é que, caso um banhista identifique um fragmento de óleo na praia, que evite o contato com o material, e encaminhe a informação para o telefone da emergência ambiental da CPRH: (81) 99488-4453.

Da redação do Portal com a Secretaria de Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade