Continua após a publicidade:

Pesquisa PoderData realizada nesta semana (10-12.mai.2021) mostra que a rejeição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as eleições de 2022 cresceu e agora rivaliza com a do presidente Jair Bolsonaro. A parcela dos que não votariam “de jeito nenhum” no petista subiu 9 p.p. e atingiu 50%. O chefe do Executivo tem 49%.

As taxas de rejeição dos 2, portanto, estão em empate técnico, dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais da pesquisa. Um mês antes, Lula era o candidato menos rejeitado.

Continua após a publicidade:

A pesquisa PoderData captou que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) é o mais rejeitado, com 62%. Há 1 mês, sua rejeição era de 55%. Ciro Gomes (PDT) está em seguida, com 58%.

O levantamento mostra, ainda, que o apresentador global Luciano Huck tem a menor rejeição, com 45%. Oscilou 3 pontos percentuais para baixo em relação ao mês anterior.

Leia também:
>>>Datafolha: Lula venceria com 55% contra 32% de Bolsonaro no 2º turno em 2022

Continua após a publicidade:

Esta pesquisa foi realizada de 2ª a 4ª feira desta semana (10-12.mai.2021) pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 489 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Disputa presidencial

Caso a eleição presidencial fosse hoje, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estariam numericamente empatados e iriam para o 2º turno. Cada um tem 32%. O resultado dos 2 candidatos variou dentro da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, em relação a 17 de março e a 14 de abril.

Continua após a publicidade:

A pesquisa expõe ainda que o eleitorado segue dividido em 3 segmentos numericamente próximos: 1 deles vota em Lula, outro em Bolsonaro e outra parcela, de 34%, inclina-se a um dos nomes do chamado “centro”, anula seu voto ou vota em branco. Outros 2% se dizem indecisos.

Destaques demográficos

O gráfico a seguir estratifica o voto de cada entrevistado. O Poder360 destaca:

Continua após a publicidade:

  • sexo – Bolsonaro tem 36% entre homens; Lula, 25%. Entre mulheres, Bolsonaro tem 28%; Lula, 36%;
  • região – Bolsonaro tem 47% no Norte e 38% no Sul. Lula tem 47% no Nordeste e 35% no Centro-Oeste;
  • renda – Bolsonaro tem 38% entre os que ganham de 5 a 10 salários mínimos. Lula tem 50% entre os desempregados ou sem renda fixa.

Fonte: Site Poder 360