O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, teria 40% dos votos em 1º turno contra 30% de Jair Bolsonaro (PL) se as eleições fossem hoje. O dado é da pesquisa PoderData realizada entre os dias 19 a 21 de dezembro de 2021.

Os 2 são seguidos pelo ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (Podemos), que marca 7%, tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), com 4% cada. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Para vencer no 1º turno, Lula teria que ter mais do que a soma de seus adversários. Hoje, os candidatos têm 49%.

Continua após a publicidade:

Veja também:
>>>Pesquisa Datafolha: apenas 10% dos brasileiros aprovam o trabalho de senadores e deputados

Há 1 mês, Lula pontuava 34% em um cenário ligeiramente diferente, na época, o PoderData testava os nomes de Luiz Mandetta (DEM) e Cabo Daciolo (Brasil 35), que depois deram indicação de que devem ficar de fora da corrida pelo Planalto. Nesta rodada, foram incluídos 2 novos pré-candidatos: Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante).

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 494 municípios nas 27 unidades da Federação de 19 a 21 de dezembro de 2021.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas.

Continua após a publicidade:

Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto. A última rodada do PoderData do ano indica que Lula e Jair Bolsonaro seguem isolados no cenário de 1º turno, com os candidatos da chamada “3ª via” bem atrás.

2º Turno

Nos cenários de 2º turno, Lula vence contra todos os candidatos. Em todos os cenários testados, contra Bolsonaro, Moro, Ciro ou Doria, o petista tem intenção de votos próxima de 50% e vantagem de pelo menos 20 pontos.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Poder360.

Continua após a publicidade: