Continua após a publicidade:

Em Ipojuca, cidade da Região Metropolitana do Recife e que fica no Litoral Sul, passa a fazer uso da nova tecnologia adotada pela Guarda Municipal para reforçar a segurança pública: as câmeras corporais, conhecidas pelo nome de body cam.

São vários os registros de reclamações por parte da população sobre a forma de abordagem dos agentes durante as ocorrências.

Continua após a publicidade:

Na quinzena de janeiro deste ano de 2023, imagens de uma ação que ocorreu durante a madrugada no bairro de Nossa Senhora do Ó, agentes da guarda municipal são flagrados disparando spray de pimenta em moradores. A Prefeitura de Ipojuca informou que a ocorrência se deu por motivo de som alto.

Leia também:
>>>VÍDEO: população denuncia ‘ABORDAGEM’ de GUARDAS MUNICIPAIS no centro de IPOJUCA e cobram posicionamento da prefeita
>>>Vídeo: guardas municipais da gestão Célia Sales e PMs são filmados em abordagem com uso de spray em população

Continua após a publicidade:

Confira o vídeo:

https://www.instagram.com/reel/Cne1vj-Jts8/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Em 15 de abril, o centro do Ipojuca foi palco de uma confusão entre um morador e agentes da Guarda Municipal por causa de um possível estacionamento irregular por parte do cidadão. Segundo fontes que estavam no local, a esposa do rapaz teria sido agredida por filmar a abordagem.

Vários internautas denunciam o modo que os guardas municipais da cidade atuam e pedem respostas da Prefeitura.

Continua após a publicidade:

“A gente fala que isso é falta de treinamento, mas me parece que o treinamento é justamente fazer isso aí: Agir de forma truculenta com os cidadãos (exceto se for rico e branco)”, escreveu um internauta. 

Veja o vídeo:

https://www.instagram.com/p/CrJnnwKPGQb/?utm_source=ig_embed&ig_rid=096a8d13-493c-4373-8e1c-a303ab51d22c

Continua após a publicidade:

Também em abril, alguns populares do município filmaram a abordagem de agentes da Guarda Municipal, que mais uma se envolveram numa confusão com moradores.

De acordo com os vídeos publicados nas redes sociais, o caso aconteceu quando um rapaz pilotava uma moto sem capacete foi abordado. Ele com medo, desce da moto e corre. Em seguida, um dos guardas atira pro alto. Neste instante os moradores que estavam no local entram em pânico. Próximo ao ocorrido existe uma escola em horário de aulas.

“Essa guarda Municipal de Ipojuca necessita ser treinada”, disse uma internauta. “Isso que dá colocar uma arma na mão de qq um visivelmente despreparado”, criticou outro.

Assista:

https://www.instagram.com/reel/CrPM1JGOJfo/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Diante de alguns destes relatos, não restou a prefeita Célia Sales realizar o lançamento oficial da novidade no último dia do 6° Congresso Pernambucano de Municípios, evento promovido pela Amupe (Associação Municipalistas de Pernambuco).

Pelos constantes casos de reclamações a Prefeitura de Ipojuca precisou sair na frente e ser o primeiro município do Estado a fazer uso do equipamento, que já estão em funcionamento desde sexta-feira, 1° de setembro.

A apresentação, que teve a presença da prefeita, Célia Sales e diversos outros gestores e autoridades, foi feita pelo secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais.

“Esse sistema das câmeras vai garantir maior segurança para os servidores que estão em atendimento bem como aos cidadãos, gravando a ocorrência”, disse o secretário, reforçando que o sistema acoplado ao corpo terá ainda GPS para rastrear a localização dos agentes.

No total, serão 50 câmeras com prioridade de uso para ROMU, trânsito e Patrulha Maria da Penha e Escolar. Os dados serão transmitidos em tempo real, sendo armazenados na nuvem para acesso remoto, caso necessário, das autoridades de segurança e judiciais.