Continua após a publicidade:

Passados 200 anos do episódio histórico da revolução da Confederação do Equador, ocorrido em 1824, em Pernambuco, grupos de cultura popular de matriz africana e indígena, das regiões do estado, realizam, neste primeiro fim de semana de agosto, evento em comemoração ao bicentenário da Confederação.

A festa, programada para este domingo (4), será na sede do Pontão de Cultura e Museu Poço Comprido, localizado em Vila Murupé, Zona Rural de Vicência, local que foi palco de muitos diálogos e refúgio do sacerdote, jornalista e revolucionário de 1824, o religioso Joaquim da Silva Rabelo, o Frei Caneca, antes de ser executado no Forte das Cinco Pontas, no Recife.

Continua após a publicidade:

O ato, em comemoração à bravura das lideranças locais e intelectuais, que lutaram para estabelecer uma república independente, contrários às políticas autoritárias impostas pelo o Imperador Dom Pedro I, naquele ano, será aberto ao público.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Na ocasião, o público vai poder prestigiar, gratuitamente, apresentações de várias cidades, como Afogados da Ingazeira, João Alfredo, Buíque, Lagoa de Itaenga, Serra Talhada, Nazaré da Mata, Buenos Aires, Tacaratu, Águas Belas, Triunfo e Vicência, representadas por grupos indígenas, de maracatu de baque solto, ciranda, coco de roda, entre outros.

Continua após a publicidade:

Somada à agenda do bicentenário, também está programada a apresentação pública do Comitê de Cultura em Pernambuco, programa que integra o Ministério da Cultura, através do Programa Nacional dos Comitês de Cultura.

A festa não para por aí. Moradores, turistas e visitantes vão aproveitar ainda o Festival Celebração da Consciência Negra 2024, que reúne várias atividades dedicadas ao combate ao racismo e ao empoderamento do povo negro.