Continua após a publicidade:

A Fundação Joaquim Nabuco lançou na quinta-feira (22) a campanha Fundaj Solidária, em parceria com a Central Única das Favelas Pernambuco (CUFA-PE). Alimentos não-perecíveis, água, roupas, itens de higiene pessoal, colchões e cobertores já podem ser doados nos campi Casa Forte, Derby, Apipucos e no Engenho Massangana.

Lançamento da campanha. Foto: Divulgação

Continua após a publicidade:

O evento de lançamento da campanha foi restrito, em razão da pandemia, e aconteceu na Fundaj Casa Forte, com a presença do presidente da Casa, Antônio Campos, e a presidente da CUFA em Pernambuco, Altamiza Melo. Os itens arrecadados serão distribuídos  para famílias em situação de vulnerabilidade social e para a classe artística nos municípios de Jaboatão, Olinda, Recife e Paulista.

“A pandemia agravou a desigualdade social e a fome, no Brasil e no mundo. A Fundaj, inspirada em Joaquim Nabuco e tantos outros pesquisadores e pensadores que passaram e que fazem essa instituição de 71 anos, demonstra nesse singelo ato, que não somos indiferentes ao sofrimento de nossos irmãos. No ato de doação quem mais ganha é o doador, que venceu a indiferença e faz um gesto de solidariedade e de amor aos seus irmãos”, disse Antônio Campos.

Leia também:
>>>Fundaj lança campanha em parceria com a CUFA para arrecadação de donativos

Com 20 anos de atuação por todo o Brasil, a Central Única das Favelas dá assistência a 24 mil famílias pernambucanas, em 300 favelas do estado. A partir da rede de cadastros da organização, as pessoas com maiores índices de vulnerabilidade receberão os donativos arrecadados. Esses índices são feitos com base no último censo do IBGE e do Ipea, considerando dados como falta de água e esgotamento sanitário, por exemplo.

Continua após a publicidade:

“No ano passado, nós conseguimos ajudar cerca de 100 mil famílias com cestas básicas e 3600 famílias através de um programa chamado Mãe das Favelas, onde entregamos um cartão com R$ 240 para cada família assistida. Em 2021, nós já atendemos a 6.600 famílias”, explicou Altamiza Melo.

As doações podem ser feitas de domingo a domingo, a qualquer horário. Os itens devem ser entregues nas portarias dos campi da Fundaj em Casa Forte, Apipucos, Derby e no Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho. A distribuição dos donativos será feita pela CUFA-PE, com apoio logístico da Fundaj.

Grupos de cultura popular, artistas e profissionais da área técnica de casas de festas e eventos serão beneficiados com 30% do volume arrecadado. Os demais itens serão para as famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas pela CUFA-PE.

Além do lançamento da campanha, o evento marcou o anúncio da doação de livros pela Editora Massangana.

“Entendemos e defendemos que também é preciso democratizar o acesso ao livro e vencer a fome de conhecimento. Um bom livro é um bom companheiro para a segunda pandemia, que é  a pandemia da solidão, ansiedade e depressão. Só venceremos a crise da Covid e da indiferença agindo coletivamente”, ressaltou Antônio.

Confira os endereços para fazer sua doação:

Continua após a publicidade:

Engenho Massangana
PE 60 – Km 10, 54500-000, Cabo de Santo Agostinho

Fundação Joaquim Nabuco Derby
Rua Henrique Dias – 609, Derby, 52010-100, Recife

Continua após a publicidade:

Fundação Joaquim Nabuco Casa Forte
Avenida Dezessete de Agosto – 2187, Casa Forte, 52061-540, Recife

Fundação Joaquim Nabuco Apipucos
Rua Dois Irmãos – 92, Apipucos, 55071-440, Recife

Da redação do Portal com informações da Fundaj