Problema que atinge milhares de pernambucanos há mais de três décadas, os prédios-caixão serão o tema de diligência externa da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, que desembarca no Recife nesta quinta-feira, 26 de outubro. A proposta foi do senador Humberto Costa (PT), que preside o colegiado.

A comissão cumpre uma agenda intensa no estado. Pela manhã, foi realizada uma visita in loco a prédios-caixão de três cidades da região metropolitana: Paulista, Olinda e Recife.

A visita acontece em três edifícios: o Conjunto Beira-mar, no Janga, em Paulista, onde um bloco desabou, em julho, deixando mortos e feridos; o Edifício Juliane, em Jardim Atlântico, Olinda; e o Residencial Bosque das Madeiras, no Cordeiro, Recife.

Continua após a publicidade:

E à tarde, às 14h30, na Assembleia Legislativa, será realizada uma audiência pública para debater a questão.

Leia também:
>>>SENADOR HUMBERTO se reúne com SECRETÁRIO DO TESOURO NACIONAL para discutir PRÉDIOS-CAIXÃO em PERNAMBUCO

A atividade da CAS reunirá a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), a senadora Teresa Leitão (PT), os prefeitos de Paulista, Yves Ribeiro, e de Olinda, Lupércio Nascimento, a desembargadora federal Joana Carolina, o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Erik Simões, o presidente em exercício do Crea, Clovis Correa de Albuquerque Segundo, além de representantes do Ministério das Cidades, do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), da Caixa Econômica Federal, do BNDES, da prefeitura do Recife e do governo do estado.

Somente este ano, dois prédios-caixão desabaram na RMR, deixando 20 vítimas fatais e outras dezenas de desabrigados. Atualmente, há mais de 40 mil pernambucanos que vivem em imóveis que estão sob ameaça de desabamento.

“Estamos trabalhando para encontrar uma solução para esse problema, abrindo um amplo diálogo com todos os setores envolvidos. Precisamos buscar um caminho para o entendimento. Não podemos nos omitir e ignorar esse problema que se arrasta por décadas, deixando um rastro de dor e prejudicando a vida de milhares de pernambucanos”, afirmou o senador.

À imprensa, durante a vistoria, Humberto destacou a ampliação do diálogo e a busca de soluções para o problema dos prédios-caixão em Pernambuco:

Continua após a publicidade:

“É urgente, na próxima semana acredito que a gente já tem uma ideia. Vamos também receber de cada um dos atores que vão participar dessa audiência o que eles tem a acumulado de posicionamentos, de fatos, para compor um relatório global, apresentar na comissão e levar ao presidente Lula com vários componentes da nossa bancada, para que a gente mostre a necessidade de que tenhamos uma solução definitiva para isso. Primeiro que há vidas correndo risco, segundo que não é justo num país que há tanto défict habitacional, nós ficarmos lidando com um problema desse sem ter uma solução definitiva”, pontuou.