A pesquisa Datafolha divulgada no sábado, 25 de dezembro, revelou que 44% dos entrevistados temem que o Brasil vire um país comunista nas próximas eleições, em 2022. Já os que são contra essa afirmação, representam 50%.

As entrevistas foram feitas com 3.666 com pessoas de 16 anos ou mais em 191 municípios de todo o país, entre os dias 13 e 16 de dezembro de 2021. A margem de erro foi de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais:
>>> Pesquisa Datafolha mostra que maioria dos brasileiros é contra a presença de casais gays em comerciais de TV

Continua após a publicidade:

A opinião de que um futuro comunista preocupa a cabeça, principalmente, daqueles que planejam votar no presidente Jair Bolsonaro (PL) no ano que vem, que são 61% dos ouvidos. O temor, se dá graças ao principal nome para a disputa com o atual mandatário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Rejeição a Lula

A pesquisa Data Veritas, em parceria com IRG e Uninter, questionou o eleitorado sobre a percepção da corrupção nos governos Lula e Jair Bolsonaro.

Para 86% dos entrevistados, houve corrupção no governo do ex-presidente Lula assim como 69% acreditam que há corrupção no atual governo Bolsonaro, enquanto 52% avaliam que a gestão petista foi ainda mais corrupta.

Outros 69% estão certos de que a Lava Jato fez mais bem do que mal ao país, e 76% se declararam favoráveis à maior operação anticorrupção do mundo. Dos consultados, 64% souberam do fim das investigações.

Pesquisa do instituto Data Veritas, em parceria com IRG e Uninter, mostra uma recuperação de Sergio Moro, com 11% das intenções de voto, bem à frente de Ciro Gomes (7%) e João Doria (3%). Lula segue liderando com 40%, seguido de Jair Bolsonaro com 30%.

Continua após a publicidade:

Da redação do Portal com informações do Portal Datafolha