A ministra da Ciência e Tecnologia do governo Lula, Luciana Santos (PCdoB), assumiu na quinta-feira, 1º de fevereiro, a presidência da federação formada por PT, PV e PCdoB.

Em foto publicana nas redes sociais ao lado da presidente nacional do PT, deputada federal Gleise Hoffmann, a ministra registrou o momento da posse.

Continua após a publicidade:

O que são as federações partidárias?

A federação partidária permite que dois ou mais partidos atuem de forma unificada durante as eleições e na legislatura consequente, devendo permanecer com essa união por no mínimo quatro anos. A entidade deve agir, no Parlamento, como uma única bancada, sem que os partidos tenham a obrigação de se fundir.

As federações são válidas tanto para eleição majoritária (presidente da República, governador, senador e prefeito) quanto para a proporcional (deputado federal, deputado estadual e distrital e vereador).

Elas foram criadas em setembro de 2021, em uma reforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional, e acabaram referendadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para as eleições de 2022.

PT de Olinda quer ser vice de Luciana

Certos de que Luciana Santos vai ser candidata mais uma vez na corrida pela Prefeitura de Olinda, os petistas locais já estipularam dois nomes para vice. Uma é a presidente da Fundação Perseu Abramo, Vivian Farias, e Eugênia Lima, que trocou o Psol pelo PT. É o que confirma o jornalista Ricardo Dantas Barreto.

Continua após a publicidade: