Um levantamento divulgado nesta sexta-feira, 24 de maio, pelo Instituto Paraná Pesquisas revelou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro possui maior simpatia entre o eleitorado brasileiro do que a atual primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja. A pesquisa foi realizada entre o final de abril e o início de maio.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Na sondagem, os entrevistados foram questionados sobre com quem simpatizavam mais entre Michelle e Janja. No total, 43,4% dos participantes demonstraram preferência por Michelle Bolsonaro, enquanto 34,7% escolheram Janja. Além disso, 16,1% dos entrevistados responderam “nenhuma das duas” e 5,9% não souberam ou não quiseram opinar.

Continua após a publicidade:

No recorte regional, Michelle Bolsonaro liderou em quatro regiões, com maior percentual no Norte e Centro-Oeste, onde alcançou 50,2% de preferência contra 26,1% de Janja. No Nordeste, Janja foi a preferida, com 43,4% dos votos contra 32,9% de Michelle.

Na avaliação por faixa etária, Michelle se destacou entre eleitores de diversas idades, especialmente entre aqueles de 35 a 44 anos, obtendo 49,6% da preferência contra 30,4% de Janja. A esposa de Lula venceu entre o público de 16 a 24 anos, com 45,8% contra 33,1% de Michelle.

A pesquisa também analisou a preferência por recorte religioso. Entre os evangélicos, Michelle teve uma vantagem significativa, registrando 56,8% contra 24,2% de Janja. Entre os católicos, Michelle também foi a preferida, com 39,4% contra 38% de Janja.

Pesquisa do Instituto

O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 eleitores em 160 municípios distribuídos pelos 26 estados e pelo Distrito Federal, entre os dias 27 de abril e 1º de maio de 2024. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro estimada em 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.