Uma pesquisa publicada nesse domingo, 5 de novembro, pelo jornal americano The New York Times, aponta que Joe Biden, atual presidente dos EUA, neste momento, perde para o republicano Donald Trum em 5 dos 6 estados decisivos para as eleições de 2024.

A um ano do pleito presidencial, Biden vem perdendo apoio entre jovens e minorias.

O bilionário republicano lidera seu provável adversário nas intenções d voto em Nevada (52%/41%), Geórgia (49%/43%), Arizona (49%/44%), Michigan (48%/43%) e Pensilvânia (48%/44%). Já Biden venceria Trump apenas em Wisconsin, com uma pequena diferença (47%/45%).

Continua após a publicidade:

Leia também:
>>> EMPATE entre BIDEN e TRUMP na corrida PRESIDENCIAL de 2024 é apontado por PESQUISA

No último pleito, em 202o, o cenário foi oposto. Biden venceu em todos os estados que oscilam entre os dois partidos.

Com margem de erro entre 4,4 e 4,8 pontos percentuais, o levantamento foi realizado por telefone entre 22 de outubro e 3 de novembro e entrevistou 3.662 eleitores registrados nos seis estados.

O termômetro da opinião pública não favorece o atual mandatário da maior potência mundial. Sessenta e sete por cento dos ouvidos crêem que o país está indo na direção errada e 59% não aprovam a maneira como Biden exerce seu cargo. Quarenta e seis por cento desaprovam fortemente o presidente e 71% entendem que ele, aos 80 anos, “é muito velho para ser um presidente eficaz”.

O democrata vem perdendo gradualmente o apoio de setores da sociedade que claramente lhe foram favoráveis em 2020, como os jovens – apenas 41% dos eleitores com idades entre 18 e 29 anos decidiram, definitiva ou provavelmente, votar nele, em comparação com 40% que votariam em Trump -, as comunidades hispânicas e a comunidade negra dos EUA.

Continua após a publicidade:

Aferição de agosto

Uma pesquisa realizada pelo jornal americano The New York Times publicada em 1º de agosto, revela um empate entre o atual e o ex-presidente dos EUA na disputa de 2024.

No levantamento em parceria com o Siena College, tanto Joe Biden quanto Donald Trump aparecem com 43% das intenções de voto. Já 14% dos ouvidos disseram que não votarão em nenhum dos dois candidatos. O jornal, no entanto, aponta que até o ano que vem uma quantidade expressiva desse grupo deve optar por um dos dois quando chegar a eleição.

Foi questionado também na pesquisa sobre as acusações na Justiça contra o ex-presidente e 51% respondeu que acreditam que Trump cometeu crimes federais, já 53% entendem que ele ameaçou a democracia.

Quando os que não pretendem votar em nenhum dos dois foram questionados sobre a pergunta anterior, 63% acha que Trump cometeu crime federal e 59% acredita que o republicano ameaçou a democracia americana.

Continua após a publicidade:

A pesquisa ouviu 1.329 eleitores por telefone entre 23 e 27 de julho. A margem de erro é de 3,67 pontos percentuais para mais ou para menos.