Continua após a publicidade:

O deputado federal Luiz Lima (PL-RJ), que é ex-atleta, protocolou um projeto de lei para isentar brasileiros medalhistas olímpicos do pagamento do imposto de renda.

📲Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Continua após a publicidade:

A proposta do deputado já conta com o apoio de 495 parlamentares e deve ser votada na próxima semana.

Atualmente, a Receita Federal retém 27% dos rendimentos olímpicos dos atletas. Por exemplo, Rebeca Andrade, que ganhou R$ 350 mil pelo ouro conquistado nesta segunda-feira, teria que pagar R$ 94.500 em impostos.

Continua após a publicidade:

Medalha é isenta de impostos

A Receita Federal informou que medalhas olímpicas, bem como troféus e quaisquer outros objetos comemorativos recebidos em evento esportivo oficial realizado no exterior, estão isentas de impostos federais.

É o que estabelece o Artigo 38 da Lei 11.488, de 15 de junho de 2007. O tema também é tratado na Portaria MF 440/2010. Já os prêmios recebidos em dinheiro são tributados.

Segundo a legislação, é concedida isenção do imposto de importação, do imposto sobre produtos industrializados, da contribuição para o PIS/Pasep-Importação, da Cofins-Importação e da CIDE-Combustíveis, nos termos, limites e condições estabelecidos em regulamento, incidentes na importação de: troféus, medalhas, placas, estatuetas, distintivos, flâmulas, bandeiras e outros objetos comemorativos recebidos em evento cultural, científico ou esportivo oficial realizado no exterior ou para serem distribuídos gratuitamente como premiação em evento esportivo realizado no país.

Continua após a publicidade: