Continua após a publicidade:

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou um trecho da participação do presidente Lula (PT) e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na Cúpula do Clima (COP 28).

Em discurso, o petista passou a palavra para Marina e disse que a sua ministra “nasceu na floresta”.

Continua após a publicidade:

“Eu não poderia utilizar a palavra sobre as florestas, se eu tenho no meu governo uma pessoa da floresta. A Marina nasceu na floresta, se alfabetizou aos 16 anos”, disse.

Após a fala viralizar uma publicação na rede social X (antigo Twitter), Bolsonaro respondeu dizendo que os dois mereciam ganhar rosquinhas.

“Pela atuação dos profissionais merecem rosquinha!”, comentou.

Lula e Marina na COP 28

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se emocionou neste sábado, 2 de dezembro, durante evento da Cúpula do Clima da ONU, COP-28, ao ceder seu espaço na plenária de países florestais para que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, discursasse em seu lugar.

Lula faria o discurso final do painel sobre florestas, mas decidiu quebrar o protocolo e passar a palavra para Marina, chorando ao apresentá-la.

Continua após a publicidade:

Antes de passar a palavra, o presidente aproveitou para cobrar mais uma vez que os países ricos concedam financiamento aos países florestais.

“Compromisso com floresta não é só de governo, é de empresa, sociedade e da ciência. E nós contamos com toda sociedade”, disse.

Na última sexta-feira, o governo brasileiro lançou uma proposta para ampliar o financiamento destinado à conservação de florestas.

O mecanismo sugere a criação de um fundo para captar investimentos que serão revertidos em uma remuneração por hectare preservado.

A ideia do Brasil é que pessoas que conservem a floresta sejam pagas por esse serviço prestado.

Continua após a publicidade: