Continua após a publicidade:

O resgate de nomes de sucesso é uma tradição de décadas na Honda. Além do aspecto mercadológico, essa prática visa propor motocicletas que combinam conceitos determinantes do passado com a melhor tecnologia atual. Dessa forma, a Honda atende plenamente aos anseios dos motociclistas mais exigentes e os conecta a um espírito de sucesso permeado por uma forte tradição.

Uma rápida olhada pelo retrovisor exalta como grande exemplo a Africa Twin: surgida na virada dos anos 1980-1990, o modelo imediatamente se colocou como referência máxima em seu segmento. Uma década atrás, a Africa Twin ressurgiu, evidenciando esta estratégia da Honda, uma inteligente simbiose entre as tecnologias mais atuais e conceitos de comprovada eficiência.

Continua após a publicidade:

Mais recentemente, a Honda XRE 300 Sahara seguiu essa trilha de sucesso, que se repete agora com a XR 300L Tornado. Este nome sonoro e com passado brilhante remete ao modelo dos anos 2000. A eficiência, solidez e adequação à proposta de motocicleta versátil, capaz de encarar trilhas e ser utilizada no dia a dia, deu à Tornado pioneira um consenso favorável, que perdura até os dias de hoje.

A nova XR 300L Tornado nasce, portanto, sob o signo do sucesso. Sua formulação técnica permite prever uma grande receptividade, pois une elementos de comprovada eficiência dinâmica, como o chassi derivado da CRF 250F, off-road puro-sangue, cuja especificação técnica a levou a vitórias nas mais exigentes competições off-road, assim como elementos derivados da versátil XRE 300 Sahara, uma efetiva motocicleta multiuso que já conquistou o reconhecimento dos usuários.

O projeto da nova XR 300L Tornado teve como objetivo ampliar a atual oferta do segmento on-off do mercado brasileiro, aliando a tecnologia mais atual a características originalmente presentes no modelo do qual resgata o nome.

Continua após a publicidade:

A escolha de um chassi derivado da Honda CRF 250F representa uma evidente opção por robustez e eficiência ciclística, características intrínsecas das Tornado desde sempre. Tal estrutura tubular de aço superdimensionada se une a componentes de alta especificação técnica, como suspensões de longo curso e rodas raiadas com aro de alumínio de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira. Esse conjunto ciclístico satisfaz plenamente às exigências da utilização off-road.

O motor é outro componente de destaque na “receita” da nova XR 300L Tornado. A versão que equipa a Sahara 300 recebeu ajustes pontuais para exaltar a performance da novidade, visando atender ao seu específico tipo de utilização. Comparativamente à XR 250 Tornado, o motor atual, que atende plenamente as normas do PROMOT 5, oferece ganho de cerca de 7% na potência máxima e 14% no torque máximo. Tais cifras exaltam o progresso em termos de desempenho, tendo em vista as atuais restrições relacionadas à emissão de poluentes, bem mais exigentes do que no início dos anos 2000, quando a Tornado pioneira chegou ao mercado. A transmissão conta com um câmbio de seis velocidades.

Outro aspecto de grande importância na Honda XR 300L Tornado foi o cuidado com a ergonomia. Este item ganha relevância pela necessidade de atender a um padrão de utilização que satisfaça a diversos usuários, tanto aqueles que desejam desfrutar da competência do modelo no off-road quanto os que farão uso urbano. A missão de buscar o equilíbrio entre uma posição de pilotagem “off” e aquela exigida em utilização normal resultou em um compromisso equilibrado, que atenderá a um amplo leque de motociclistas.

O design da nova Tornado atende ao conceito pelo qual a forma deve atender à função. Deste modo, a presença do banco plano, cuja parte anterior avança sobre o tanque, evidencia o caráter fora de estrada. O mesmo vale para as partes plásticas, com laterais que facilitam a movimentação do piloto e a solução do tanque metálico encapsulado por superfícies plásticas, com amplas aletas laterais. O para-lama elevado e o conjunto ótico minimalista, tanto na dianteira quanto na traseira, também são elementos que reforçam essa característica off-road.

Continua após a publicidade:

A Honda XR 300L Tornado preencherá uma importante lacuna no mercado brasileiro de motocicletas, que, no arco de duas décadas desde o lançamento da Tornado pioneira, evoluiu em termos de oferta de modelos e segmentação. Atenta a este cenário, a líder do mercado mundial e nacional completa agora seu lineup oferecendo a pura off-road CRF 250L, a multiuso Sahara 300 e, agora, a genuína on-off XR 300L Tornado.

A Honda XR 300L Tornado se destaca pela efetiva raiz off-road, evidenciada pela escolha da sigla “XR”, que desde meados dos anos 1970 batiza modelos que aliavam eficácia, simplicidade e vocação para uso off-road. A nova XR 300L Tornado evidencia essa herança através de características estéticas, como a linha plana do assento que invade a parte posterior do reservatório de combustível, assim como pelas generosas aletas laterais plásticas, que protegem o tanque de metal de eventuais danos em uso off-road.

Continua após a publicidade:

O caráter agressivo aplicado às formas e grafismos da XR 300L Tornado resulta em uma inegável harmonia, um aspecto estético atemporal, mas definitivamente moderno e impactante. Elementos como o conjunto ótico frontal e sua essencial carenagem, o para-lama elevado, a rabeta essencial alinhada ao plano posterior do banco e a ponteira de escape, aderente ao corpo da motocicleta, expõem nitidamente o caráter de modelo on-off.

Neste contexto, merece destaque o posicionamento das pedaleiras e a altura do banco em relação ao solo, de 890 mm, assim como a elevada distância livre do solo, de 268 mm, medidas de referência em seu segmento e garantia de efetividade em uso extremo. A escolha de aros com predisposição para travas de pneu reforça essa filosofia de uso off-road.

Apesar da vocação para o fora de estrada, a Honda XR 300L Tornado não perdeu de vista a utilização mais ampla. Sua principal característica é a versatilidade e facilidade de uso, que tem como aliado importante o painel inédito. O display 100% digital oferece diversas informações, incluindo indicador de marcha, marcador de nível de combustível, conta-giros, hodômetros total e parcial (A e B) e indicador de consumo médio e instantâneo, além de cinco níveis de controle de luminosidade.

Para o passageiro, a XR 300L Tornado reserva uma ampla porção de assento ladeada de robustas alças de aço com revestimento de borracha, que podem ser utilizadas para amarração de bagagem ou movimentação da motocicleta em manobras ou em situações típicas do uso off-road.

Um aspecto importante que diferencia a XR 300L Tornado da Sahara 300 é a existência das coifas de proteção para as bengalas da suspensão dianteira, que protegem a superfície das bengalas da poeira e pedras em uso off-road, além de acrescentarem robustez ao conjunto frontal. A pintura dos aros e da porção inferior das bengalas e balança de suspensão traseira na cor preta reforça essa característica.

O reservatório de combustível, protegido por abas laterais e um invólucro plástico superior com tampa tipo aeronáutica com chave, tem capacidade de 13,8 litros (3,7 litros de reserva). A superfície lateral do tanque e sua conjunção com o assento facilita a movimentação do piloto em pilotagem off-road.

Ficha Técnica

  • Motor: 293,5 cm³, SOHC de quatro válvulas, arrefecido a ar
  • Câmbio: Seis marchas com embreagem deslizante e assistida
  • Tecnologia: FlexOne
  • Chassi: Tipo berço semiduplo fechado
  • Aros de roda: Alumínio com predisposição para travas de pneu
  • Suspensão: Dianteira telescópica com tubos de 41 mm Ø e 245 mm de curso; traseira Pro-Link regulável com 227 mm de curso
  • Freios: A disco com ABS de dois canais (dianteiro: 256 mm, traseiro: 220 mm)
  • Pneus: Metzeler Karoo Street (dianteiro: 90/90 – 21, traseiro: 120/80 – 18)
  • Altura do assento: 890 mm
  • Distância livre do solo: 268 mm
  • Peso a seco: 143 kg
  • Capacidade do tanque: 13,8 litros (3,7 litros de reserva)
  • Cores disponíveis: Vermelha

A Honda XR 300L Tornado estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de agosto. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo

Fonte: Honda