Continua após a publicidade:

“Não é greve, não é paralisação, é um dia D”, disse a presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, sobre a mobilização desta quarta-feira, 30 de agosto. Em entrevista ao PORTAL DE PREFEITURA, ela também fez um balanço no encerramento do 6º Congresso Pernambucano de Municípios.

A gestora disse que abraçou as demandas dos municípios pernambucanos, que se uniram pelo mesmo propósito, e celebrou a marca recorde de participantes inscritos no evento.

Continua após a publicidade:

“A gente sai com o compromisso, a responsabilidade de ter visto, ter escutado todas as demandas dos 184 municípios. O congresso nesses três dias, a gente teve 6.564 participantes, público recorde e na crise que a gente enfrenta mostramos unidade”, declarou.

Sobre as mobilizações em torno desta quarta (30), Conrado chamou de “Dia D” a iniciativa de prefeitos em paralisar atividades em protesto pelas perdas de arrecadação municipais.

Leia também:
>>> PRESIDENTE da Amupe, Márcia Conrado, diz que “municípios estão SOFRENDO” com perda de ARRECADAÇÃO e promete RESPOSTA na QUARTA (30)

Continua após a publicidade:

“Hoje a gente tem o dia D da conscientização da perca de recursos que a gente enfrenta, mas a gente tá feliz, feliz porque nem só de dificuldades a gente vive. [Mostramos] aqui, através de práticas exitosas de outros municípios, a oportunidade que a gente pode levar para cada município pernambucano. (…) Mais de 85% dos municípios aderiram a esse dia ‘D’ de conscientização. Não é greve, não é paralisação, é um dia ‘D’ que a gente precisa que a população entenda tudo que a gente tá sofrendo, mas que também os atores políticos vejam uma forma de ajudar nesse momento emergencial, não só agora. A gente precisa sim que aprove a PEC [Proposta de Emenda a Constituição] que vai acrescentar 1,5% do FPM [Fundo de Participação dos Municípios]”, a gente precisa que as emendas sejam liberadas pra os custeios da saúde, principalmente”, pontuou.

Veja o vídeo:

https://www.instagram.com/reel/CwlLit4N4Fz/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Márcia ainda confirmou que até o final do mês de setembro se reunirá com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e destacou que a “Amupe foi uma das poucas associações convidadas pelo ministro”. Ela anunciou, inclusive, uma carta de intenções a ser divulgada ainda nesta quarta (30) para a imprensa e assim que for enviada, atualizaremos aqui.

Continua após a publicidade:

Em solidariedade à mobilização dos prefeitos, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), anunciou a paralisação de suas atividades hoje em apoio ao movimento “Sem FPM não há pão”.

A iniciativa que acontece em todo o Nordeste, quer chamar a atenção para a queda nas receitas provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que, segundo a Amupe, compromete a manutenção de serviços à população.

Continua após a publicidade: