Continua após a publicidade:

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), fez inúmeros elogios ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, durante sua tradicional live realizada nessa quinta-feira, 22 de outubro.

Ao elogiar o ministro, Bolsonaro comparou Tarcísio ao jogador Neymar.

Continua após a publicidade:

“Querem comprar o passe do Tarcísio. Tarcísio é meu Neymar. Uma pessoa que na área deele é excepcional. Todos elogiam e conseguem ver o seu trabalho nas ferrovias, rodovias, aeroportos”, disse.

Leia também:

>>> Brasil vive revolução ferroviária, diz ministro da Infraestrutura
>>> Ministro anuncia obras de integração entre Brasil e Uruguai

O comentário foi feito após o presidente perguntar se o ministro estaria sendo assediado pela iniciativa privada. O ministro afirmou que já foi.

Continua após a publicidade:

Bolsonaro ainda disse que Tarcísio é “uma pessoa excepcional. Não há dúvidas de que ele é assediado com salários astronômicos, o que faz jus à sua competência. Ele está por patriotismo”.

Ministro anuncia obras de integração entre Brasil e Uruguai

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, se reuniu no dia 17 de agosto com o ministro dos Transportes e Obras Públicas do Uruguai, Luís Alberto Héber, para discutir a realização de obras para integração das fronteiras.

Após a audiência virtual, ficou definido que o Brasil irá realizar uma licitação para construção de uma nova ponte no Rio Jaguarão, que divide os dois países, no Rio Grande do Sul, e serão iniciados os estudos de dragagem e sinalização da hidrovia Brasil-Uruguai.

Continua após a publicidade:

Segundo o ministério, a ponte terá o custo de R$ 150 milhões e a expectativa é que a licitação seja concluída neste ano. Também está prevista a restauração da Ponte Barão de Mauá, cujo anteprojeto de melhorias já foi aprovado.

As obras de dragagem e de sinalização da hidrovia devem permitir o escoamento da safra de arroz do norte do Uruguai para o porto de Rio Grande (RS). A licença ambiental foi solicitada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e as licitações devem ocorrer no ano que vem.

Continua após a publicidade:

De acordo com o ministro, a integração com outros países parceiros do Brasil também será buscada. “Hoje foi dado um excelente passo nas relações entre Uruguai e Brasil com a integração das agendas de infraestrutura em ambos os países. A partir de agora vamos chamar os outros países parceiros, como Argentina e Paraguai, para estabelecer as metas para que essa agenda possa ser efetivada e fortalecer a economia nas nossas fronteiras”, afirmou.