Continua após a publicidade:

O deputado Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), divulgou nota em que se manifesta sobre as críticas que fez ao discurso da governadora Raquel Lyra (PSDB), ao fim da sessão de abertura dos trabalhos do ano na Casa, em vazamento de áudio nesta quinta-feira, 1º de fevereiro (veja vídeo abaixo).

No posicionamento, o parlamentar alega reconhecer que usou expressões que não condizem com o contexto e local, no entanto, reitera as críticas à gestora estadual. Álvaro destaca, ainda, que não direcionou as palavras à pessoa de Raquel Lyra, mas ao discurso.

Continua após a publicidade:

Confira na íntegra nota de Álvaro Porto:

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, esclarece que usou uma expressão não condizente com o contexto e local ao avaliar o discurso da governadora Raquel Lyra após a sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2024.

Todavia, mesmo admitindo que não deveria ter usado a palavra que usou, reafirma que considera o teor do discurso desconectado com a realidade vivida em Pernambuco. E acrescenta que sua reação é fruto de indignação em relação à falta de resultados do governo em questões sérias como saúde e segurança, por exemplo.

Afirma ainda ter o direito e o dever de avaliar e criticar discursos que não correspondam à realidade observada. Por fim, enfatiza que em nenhum momento fez referência à pessoa da governadora, mas ao discurso proferido por ela e que o áudio que acabou vazado do canal de transmissão do evento, aconteceu durante conversa informal, já no final na sessão.

Continua após a publicidade:

Partidos manifestam solidariedade

Até o momento da publicação desta matéria o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), legenda da governadora de Pernambuco Raquel Lyra, o PSD de Pernambuco e o PP de Pernambuco publicaram notas em defesa da gestora estadual nesta quinta-feira, 1° de fevereiro.

PSD-PE

O PSD de Pernambuco reitera publicamente a sua solidariedade à governadora Raquel Lyra diante dos comentários desrespeitosos dirigidos à ela durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quinta-feira (1º de fevereiro).

Acreditamos que o princípio da separação e harmonia dos Poderes deve prevalecer na relação entre o Executivo e o Legislativo, assim como o respeito pessoal entre as lideranças políticas do nosso Estado.

Continua após a publicidade:

A governadora Raquel Lyra foi eleita com a confiança dos pernambucanos e pernambucanas e merece ser tratada com o devido respeito, levando em consideração tanto o cargo que ocupa quanto a sua trajetória política de mulher guerreira.

Recife, 1º de fevereiro de 2024.

Continua após a publicidade:

André de Paula
Presidente estadual do PSD

PP-PE

O Partido Progressista em Pernambuco vem a público manifestar apoio à governadora Raquel Lyra, que foi vítima de violência política de gênero na abertura da Assembleia Legislativa este ano. A agressão verbal sofrida pela gestora estadual, nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, destoa do ambiente de civilidade defendido pelo PP para o bom andamento da relação entre os poderes Executivo e Legislativo.

A governadora Raquel Lyra mostrou seu apreço ao Legislativo pernambucano e à população do Estado ao participar do início dos trabalhos legislativos, fazendo questão de comparecer à Alepe na companhia de todo o seu secretariado. Essa ação, uma notória forma de valorização dos princípios democráticos, não pode ser maculada por ataques que atingem não apenas a pessoa de Raquel Lyra, mas, também o próprio cargo de chefe do Executivo estadual.

O PP é e será sempre um defensor do diálogo e das boas práticas no ambiente político de Pernambuco.

PSDB

A Comissão Executiva Nacional do PSDB manifesta sua integral solidariedade à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, pelos comentários agressivos contra ela emitidos pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto.

Nosso partido luta incessantemente para que as mulheres sejam protagonistas de verdade na política e em todos os espaços de poder. Nós, tucanos, temos muito orgulho de termos eleito uma jovem e competente mulher como governadora de Pernambuco e não podemos tolerar manifestações agressivas contra ela venha de quem vier. Muito menos de um deputado do próprio PSDB.

O Conselho Nacional de Ética e Disciplina do PSDB está pronto para avaliar eventuais medidas disciplinares contra o deputado Álvaro Porto e o PSDB está à disposição da governadora Raquel Lyra também para apoiá-la em eventuais medidas jurídicas que se fizerem necessárias.