Continua após a publicidade:

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove nesta quarta-feira, 23 de agosto, uma audiência pública sobre o tema, incluindo o programa recém lançado pelo governo do Estado, o “Juntos Pela Segurança”.

Além de parlamentares, participam da discussão representantes do Sinpol, da Associação de Cabos e Soldados, o coordenador da Segurança Pública de Jaboatão dos Guararapes, os presidentes da Associação dos Concurseiros e da Comissão Oficial de praças da PM, entre outros órgãos envolvidos com o tema.

Continua após a publicidade:

Leia também:
PERNAMBUCO é o 3° ESTADO com maior registro de crimes violentos no 1° semestre de 2023, revela MONITOR DA VIOLÊNCIA

A audiência pública acontece às 10 horas, no auditório Ênio Guerra, na Alepe. No retorno aos trabalhos legislativos, no último dia 1º de agosto, o “Juntos Pela Segurança” pautou os discursos dos parlamentares na tribuna do plenário.

Embora reconheçam a importância da iniciativa, cujos investimentos estão previstos em mais de um bilhão de reais, os parlamentares cobraram uma política de segurança mais clara, por parte do governo, e a valorização dos servidores da área.

Continua após a publicidade:

Autor do requerimento da audiência pública, o deputado Alberto Feitosa (PL) considera que o “Juntos Pela Segurança” se resume a “uma plataforma para coleta de propostas”. “Falta o governo definir metas de redução dos índices de violência e as estratégias para a diminuição da criminalidade no nosso Estado”.

A Comissão de Segurança da Alepe é presidida pelo deputado Fabrizio Ferraz. Integram o colegiado como titulares os deputados Antônio Moraes, Delegada Gleide Ângelo, Joel da Harpa, Romero Albuquerque.

Mortes em Pernambuco x Monitor da Violência

Pernambuco foi o terceiro estado com maior número absoluto de crimes violentos do Brasil no primeiro semestre de 2023, com 1.722 casos de homicídios (incluindo feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de mortes) e lesões corporais que causaram mortes.

Continua após a publicidade:

Os dados são do Monitor da Violência, realizado junto a um levantamento do g1 com base nos números da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Apenas a Bahia e o Rio de Janeiro registraram mais crimes violentos que Pernambuco, com 2.515 ocorrências e 1.790 casos no primeiro semestre de 2023.

Continua após a publicidade:

O resultado de Pernambuco de janeiro a junho deste ano é pior do que o de estados populosos como São Paulo, que teve 1.509 registros, e Minas Gerais, com 1.272.

Levando em consideração a taxa por 100 mil habitantes, Pernambuco é o estado mais violento do Nordeste e o segundo do país. Foram registrados 17,8 crimes violentos a cada 100 mil residentes no estado.