Continua após a publicidade:

O Governo Federal, sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), colocou em sigilo mais de 30 pesquisas de opinião encomendadas desde 2022, período em que Jair Bolsonaro (PL) ainda era presidente.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Continua após a publicidade:

Contrato e investimentos

Para realizar 33 levantamentos, o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), associado à FSB, recebeu R$ 13 milhões. A empresa venceu uma licitação em 2022, e o contrato terminou em abril de 2024.

Temas das pesquisas

Segundo a Folha de S.Paulo, as pesquisas cobriam uma variedade de temas. Em 2022, os assuntos incluíam o extinto programa Auxílio Brasil, a conjuntura nacional, juventude, e universo feminino.

Sob o atual governo, foram abordadas questões como a avaliação do primeiro ano do terceiro mandato de Lula e a visão dos brasileiros sobre o conflito no Oriente Médio.

Continua após a publicidade:

Acesso à informação e sigilo

A Folha tentou acessar essas pesquisas por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mas a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência e a Controladoria-Geral da União (CGU) determinaram que os dados não deveriam ser divulgados.

De acordo com a Secom, uma portaria publicada no final de 2023 impede a divulgação, justificando que a liberação dos dados poderia “trazer maiores prejuízos à sociedade do que os benefícios de sua divulgação”.

A CGU, responsável por monitorar a aplicação da LAI, manteve o sigilo, afirmando que as pesquisas sobre impactos das ações do Governo Federal “não constituem um dado frio” e podem ser úteis para futuras decisões.