Continua após a publicidade:

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Goiás produziu um vídeo para demonstrar que o teste do bafômetro pode dar positivo após o consumo de algumas marcas de pão de forma.

No vídeo, uma mulher come duas fatias de uma marca específica do produto e, em seguida, sopra o equipamento. O resultado dá positivo para embriaguez. (confira vídeo abaixo)

Continua após a publicidade:

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Resultados do teste do Detran

O índice apurado pelo bafômetro do Detran foi de 0,12 miligramas por litro de ar expelido (mg/litro de ar), com uma margem de erro de até 0,04 mg/litro de ar.

Em um teste subsequente, um homem consome outra marca de pão de forma e o resultado é 0,0 mg/litro de ar.

Continua após a publicidade:

Orientações aos motoristas

O vídeo, disponível nas redes sociais, orienta os motoristas a terem atenção aos alimentos que ingerem antes de dirigir.

A ideia para a postagem surgiu após um teste da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) abordar o tema. A Proteste testou o teor de álcool em várias marcas de pão de forma e publicou os resultados na última quinta-feira, 11 de julho.

Alerta da Proteste

No teste da Proteste, verificou-se que algumas marcas de pão de forma contêm alto teor de álcool, utilizado no processo de fabricação para conservação do alimento.

O processo de digestão do pão pode fazer com que o teor de álcool seja detectado em testes de alcoolemia.

Continua após a publicidade:

Uma das marcas apresentou um índice de 1,17% a 0,66%. A Proteste elevou o alerta especialmente para grávidas e crianças. O teste incluiu 10 marcas, das quais seis apresentaram teor alcoólico superior a 0,5%, sendo consideradas alcoólicas.

Consequências legais

A multa por embriaguez começa em R$ 2.934,70 e, dependendo do teor alcoólico, pode resultar em crime de trânsito e suspensão do direito de dirigir. Motoristas devem estar cientes dos alimentos que consomem para evitar consequências legais.

Continua após a publicidade: