Continua após a publicidade:

O futebol pernambucano está perdendo relevância no Nordeste, porém, não é de hoje. Desde 2018, a Federação Pernambucana de Futebol está em queda no ranking de federações da CBF, e este ano pode ser ultrapassado pela Federação Alagoana.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Esportes no seu celular

Continua após a publicidade:

Entre os anos de 2013 e 2019, a FPF liderava a lista de federações do Nordeste. Porém, com o crescimento constante da Federação Baiana e Cearense, o futebol pernambucano foi perdendo espaço e relevância. O crescimento do futebol baiano foi tão exponencial que em três anos, saíram da quarta colocação direto para o topo da lista.

Enquanto isso, acontecia o oposto com a Federação Pernambucana. No mesmo período, entre 2018 e 2021, o futebol pernambucano de referência se tornou apenas a terceira força do Nordeste. Porém, o cenário fica ainda pior, isso porque a queda no ranking continuou, e a previsão é que, pela primeira vez , a Federação Alagoana ultrapasse os pernambucanos.

Se analisar a situação dos clubes pernambucanos, já são três temporadas sem colocar um clube na Série A. O Sport por exemplo, está há três anos disputando a segunda divisão. Já o Náutico, a última vez que esteve na elite do futebol brasileiro foi em 2013, e hoje joga a terceira divisaõ. Porém, esse cenário piora, ao analisar o Santa Cruz. A última vez do clube tricolor na primeira divisão foi em 2016, e desde então passou o ano seguinte na Série B, e mais quatro anos na terceira divisão. Ao fim de 2021, sofreu mais uma queda e disputou a quarta divisão em 2022 e no ano seguinte. Atualmente, o clube está sem calendário de jogos nacional.

Continua após a publicidade: