Continua após a publicidade:

Baseado em dados do Catálogo Sísmico Brasileiro (SISBRA), estudo revela que a região do Nordeste do Brasil pode sofrer uma ameaça significativa de terremotos, mesmo sendo uma região continental estável.

Continua após a publicidade:

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Conclusões do estudo alertam para a possibilidade de eventos sísmicos prejudiciais, incluindo terremotos que podem ultrapassar a magnitude de 5,2.

A “ameaça sísmica” diz respeito à probabilidade de um terremoto natural ocorrer e representar um perigo. Desse modo, também incluindo possíveis consequências adversas para a vida humana, como danos a construções, perdas econômicas e sociais, e efeitos ambientais.

Continua após a publicidade:

Essas descobertas ressaltam a importância de medidas preventivas e de construção resiliente para mitigar os riscos associados aos terremotos.

Os pesquisadores José Augusto Silva da Fonsêca, Aderson Farias do Nascimento da UFRN e o professor do Institute of Geophysics Polish Academy of Sciences, Stanisław Lasocki, foram os responsáveis por conduzir a pesquisa. Aderson Farias do Nascimento também é professor coordenador do LABSIS, que integra a RSBR.

Continua após a publicidade: